[ editar artigo]

[4-25] As 25 principais Food Techs do mundo em 2020 – BLUENALU

[4-25] As 25 principais Food Techs do mundo em 2020 – BLUENALU

Site: https://www.bluenalu.com/ 

Localização: San Diego, California. Estados Unidos

Solução: frutos do mar produzidos em laboratório a partir de celulas de peixe

A missão da BlueNalu é ser líder global em aquicultura celular. O time é composto por especialistas de diversas áreas: biologia celular, engenharia de tecidos, propriedade intelectual, inovação em alimentos, tecnologia de comercialização e marketing.

O processo funciona conforme mostrado na figura acima. Primeiro uma amostra de tecido muscular é retirada de um peixe anestesiado, células tronco da amostra são isoladas e tratadas com enzimas. Em seguida, elas são colocadas em um reator e mantidas em temperatura ambiente em uma solução com nutrientes, que contém gorduras, sais, lipídios, açúcares, proteína vegetal e aminoácidos – ambiente perfeito para as células se multiplicarem. O próximo passo, é colocar as células em uma centrífuga que as separa dos materiais em excesso e então, a concentração de células e misturada a um líquido nutritivo, chamado “bio tinta”. Por fim, uma impressora 3D imprime o produto no formato desejado.

Olhando a figura parece simples, mas para criar um produto saboroso a partir de células de peixe sem o uso de tecnologia de modificação genética requer considerável inovação.

Um grande desafio é a produção em grandes lotes. Esse é o foco atual da BlueNalu, escalar para aumentar o volume de produção. Os planos são incrivelmente ambiciosos: comercializar entre 90 kg  e 200 kg de peixe de laboratório por semana no segundo semestre de 2021.

“Oferecer aos consumidores frutos do mar saborosos, saudáveis, seguros e confiáveis, que apoiam a sustentabilidade e diversidade dos nossos oceanos”

Uma vantagem competitiva única da BlueNalu.  O peixe produzido em laboratório pela foodtech, assim como os peixes tradicionais, podem ser preparados com diversas técnicas culinárias: assados, cozidos no vapor ou cru.

 Continue acompanhando os próximos posts “ As 25 principais Food Techs do mundo em 2020 “ e conheça mais sobre as empresas ao redor do planeta que estão mudando o futuro da alimentação

Deixe aqui um comentário com sua sugestão ou indique uma Food Tech brasileira que deveria fazer parte dessa lista.

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Emerson Durso
Emerson Durso Seguir

Consultor do Sebrae, Mestre em Administração, Formação internacional em Cadeia Alimentar pela Legacoop e Governo da Emilia-Romagna/Itália e em Liderança Cooperativista na Europa, Canadá, Estados Unidos e Argentina, Empreteco

Ler conteúdo completo
Indicados para você