[ editar artigo]

5 Benefícios da tecnologia nas empresas

5 Benefícios da tecnologia nas empresas

Administrar uma empresa requer dados que, muitas vezes, necessitam de um tratamento adequado para que possam ser usados de forma eficiente na gestão e tomadas de decisão.

Assim, qualquer que seja o porte da empresa, a tecnologia da informação é uma aliada para a melhoria de seus processos de gestão. O investimento em tecnologia, seja em infraestrutura ou em sistemas, é muito importante na gestão de empresas, tanto para apenas organizar a rotina de trabalho quanto para planejar expansões no futuro.

Bora conferir estes benefícios?

Baby Groot / Partiu / Viagem / Carona GIF - GIFs BabyGroot BabyGrootBrasil Bye

1. Otimização de processos

Além de contar com ferramentas atualizadas, é preciso, de tempos em tempos, reavaliar os processos de trabalho e, na medida do possível, simplificá-los.

Nesse sentido, as ferramentas de tecnologia da informação ajudam a empresa a atingir seus objetivos com uma operação mais eficiente.

É verdade que algumas importantes formas de otimização de processos podem ocorrer independentemente da tecnologia, mas atuar apenas nelas seria muito limitante para uma empresa que quer ser competitiva.

2. Disponibilidade de sistemas e informações

Com os processos otimizados, fica mais fácil ter acesso às informações da empresa sempre que necessário, de qualquer lugar.

Além disso, a internet tornou-se um meio estratégico para a operação dos negócios, tanto na relação da empresa com os clientes quanto para a execução dos processos internos.

A própria tecnologia vem evoluindo no sentido de oferecer ainda mais disponibilidade e mobilidade no acesso às informações.

3. Produtividade

Depois de otimizar os processos, sua automatização pode substituir os controles manuais.

Assim, a manipulação de dados (como o arquivamento e a busca) é padronizada — reduzindo o retrabalho, ajudando a ganhar tempo e aumentando a qualidade —, tornando a empresa mais ágil, eficiente e competitiva.

Hoje, com o desenvolvimento da inteligência artificial, a automatização de processos começa a ir além das tarefas simples e repetitivas.

4. Comunicação

Comunicação é algo imprescindível em qualquer negócio. Interna (entre funcionários) e externamente (com clientes e parceiros), é fundamental ter bons serviços de e-mail, mensagens instantâneas e telefonia.

Uma boa comunicação melhora o ambiente de trabalho e a produtividade. Funcionários bem informados envolvem-se com os objetivos da empresa.

5. Relacionamento com clientes

Com a ajuda da tecnologia, é possível organizar um banco de dados para oferecer atendimento personalizado a clientes e futuros clientes, estabelecendo assim um relacionamento mais duradouro.

A tecnologia também possibilita ampliar e integrar os canais através dos quais o cliente interage com a empresa.

Assim, a empresa proporciona ao cliente uma experiência mais rica. Esse conceito é conhecido como omnichannel.

 

Não se esqueça da segurança

  • Uma boa infraestrutura de TI,
  • Sistemas e informações com alta disponibilidade,
  • Processos automatizados,
  • Produtividade elevada,
  • Comunicação eficiente e
  • Relacionamento de qualidade com os clientes.

Aqui, a proteção de dados torna-se fundamental para garantir sua integridade, confidencialidade, autenticidade e confiabilidade.

Em ambientes tradicionais, é essencial programar backups periódicos para que as informações sejam recuperadas em alguma eventualidade.

 

Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.

Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo 👇

 

 

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você