[ editar artigo]

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO PARA OS  PEQUENOS NEGÓCIOS

Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar é essencial para a sustentabilidade das empresas, ainda mais em tempos em que a economia global passa por esse momento tão delicado, “tempos de crise”.

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos/serviços da empresa, trazendo uma diferenciação mesmo que momentânea no ambiente competitivo. Aqueles que se atualizam neste contexto, seja fazendo inovação incremental (pequenas melhorias contínuas em produtos ou serviços), está em vantagem sobre os outros negócios, isso permite que as empresas alcancem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias e aprendam novos conhecimentos para aumentar seu valor de mercado.

É preciso desenvolver e internalizar as ferramentas do processo de inovação, as empresas devem encontrar seu caminho inovador e pensar fora da “caixa”, tendo que se adaptar para sobreviver as transformações tecnológicas e crises financeiras, “Cada empresa tem sua necessidade de inovação”.                    

É comum associar o tema “inovação” às sacadas de gestão empresarial criativas dos milionários relâmpagos do Vale do Silício, e ao mercado tecnológico, porém, isso não é totalmente correto. Inovar em serviço, melhorar a produção, reinventar o atendimento, a logística, proceder a transformação digital, tudo isso é uma forma de inovar, e aí realizar a sua diferenciação diante dos outros negócios.

Inovar significa avançar os negócios de sua empresa, reinventar os processos internos e identificar oportunidades de ganhar mais, gastando menos, e isso se aplica a qualquer negócios, independente do seu porte. Inovar é responder a duas perguntas:

- “Como posso fazer isso melhor?

- E “o que eu posso fazer de novo mas ainda não tentei?”

Usando pequenos exemplos desde de o uso de copos descartáveis no bebedouro, não seria melhor canecas individuais? Ou mesmo identificar novos parceiros; que novos parceiros posso conseguir?

TIPOS DE INOVAÇÃO

  • A inovação que cria um novo processo
  • E a que melhora algo já existente

Há também os que falam na inovação disruptiva, aquela que vai além de criar novos processos, mas muda toda maneira de se encarar um ramo de atividade, como foi a substituição dos discos de vinil pelos CDs e, posteriormente, dos CDs pelos sites de stream de música. As empresas que têm uma cultura de inovação estão mais preparadas para imprevisto e tendem a ser mais sustentáveis. A prática de olhar para inovação e a consciência da importância de inovar sempre ajudam a identificar saídas mais rapidamente quando necessário.

Comumente associada à criatividade, a inovação é um processo coordenado que também envolve viabilidade e demanda.

  • A criatividade é o que vai gerar uma ideia, seja ela incremental ou disruptiva;
  • A viabilidade se refere à possibilidade de concretizar a ideia, analisando aspectos financeiros, técnicos, logísticos, operacionais, mercadológicos e etc;
  • A demanda, por sua vez, diz respeito ao interesse do público por essa ideia inovadora.

 

6 dicas de gestão da inovação nas organizações

 

1 – Inovação como prioridade

A inovação deve estar inserida no DNA da organização e, assim, ser encarada como prioridade em todos os procedimentos estratégicos.

É preciso que essa esteja em consonância com os objetivos e com a cultura da empresa, além de fazer parte de sua estratégia de crescimento.

 

2 – Identificação das necessidades e oportunidades

A mais importante dica para gestão da inovação nas organizações é, identificar as principais necessidades e oportunidades da empresa.

Para isso, é preciso fazer uma análise dos ambientes interno e externo da organização. Dessa forma, fica mais fácil planejar e desenvolver as ideias.

3 – Benchmarking de inovação

O benchmarking pode ser definido como uma prática que consiste em olhar para os feitos de sucesso da concorrência e tentar adaptá-los à realidade da sua empresa.

Para a gestão da inovação nas empresas, o benchmarking de inovação acontece quando as organizações buscam inspiração em ideias dos concorrentes ou até mesmo de outros mercados.

A Netflix, por exemplo, inovou no mercado de filmes, séries e revolucionou a maneira com que as pessoas consomem esses produtos audiovisuais.

Em seguida, várias empresas (muitas delas já consolidadas) desenvolveram a sua própria plataforma de streaming baseadas no modelo Netflix.

A citar: Amazon Prime, HBO Go, Looke, Telecine Play, Globo Play, etc.

4 – Ambiente favorável à inovação

A inovação nasce da criatividade. Por isso, é fundamental fornecer aos colaboradores um ambiente que favoreça o pensamento criativo e, consequentemente, a inovação.

Estimule a participação de todos na geração de ideias, horizontalize a comunicação dentro da empresa, promova o diálogo e a troca de conhecimento, dê liberdade criativa para os funcionários.

Na Toyota, por exemplo, todos os colaboradores são incentivados a propor novas ideias, do chão de fábrica até os cargos de diretoria. Essa prática de gestão da inovação nas empresas tem feito toda a diferença nos índices de competitividade e de produtividade da Toyota.

5 – Parcerias

Investir em parcerias durante o processo de inovação permite à empresa alcançar melhores resultados.

Dessa forma, é interessante contar com a ajuda de instituições que já têm vasta experiência no que se refere à gestão da inovação nas organizações, como universidades, consultorias especializadas, incubadoras de startups e etc.

Ao selecionar os parceiros, é importante que se tenha clareza na estratégia e compatibilidade cultural.

6 – Profissionalismo

Inovar com profissionalismo é saber estruturar o processo de inovação.

No que tange a gestão da inovação nas empresas, pode-se utilizar softwares de gerenciamento de projetos para planejar, controlar, distribuir e acompanhar todas as atividades referentes à inovação.

A gestão da inovação nas organizações, quando feita de maneira eficiente, tem o poder de transformar o potencial inovativo da empresa em realidade concreta e lucrativa.

Depois de desenvolver e colocar em prática a inovação, é fundamental acompanhar os resultados e verificar se os objetivos desejados estão sendo alcançados.

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Parte inferior do formulário

 

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você