[ editar artigo]

A importância de se ter uma cultura de inovação implantada nas empresas

A importância de se ter uma cultura de inovação implantada nas empresas

Em um período que as empresas precisam buscar soluções inovadoras para seus problemas, o assunto inovação tem sido tratado de forma recorrente, pois, desenvolver um processo de geração de soluções criativo e sustentável, pode fazer com que as empresas identifiquem boas oportunidades de mercado, além de permitir a resolução de alguns problemas apresentados em decorrência do atual momento.

No entanto, implantar uma cultura de inovação em uma organização, não se faz do dia para a noite, pois será necessário implantar uma mentalidade de inovação em todas as áreas da organização e para que se obtenha sucesso, tal transformação, deve ser apoiada por todos que fazem parte da empresa.

Se a mentalidade inovadora for implantada de maneira fluida e assertiva em todos os processos do negócio, garantirá que todos na empresa trabalhem para desenvolver melhores práticas e otimizar a eficiência e o desempenho da empresa.

Uma vez implementada, essa cultura começará dar bons frutos, como por exemplo:

  • Uso dos recursos de forma otimizada;
  • Atração, retenção e desenvolvimento de talentos;
  • Maior atratividade de clientes;
  • Mentalidade proativa.

Podemos dizer então, que a inovação deve ser um processo contínuo, no qual empresas buscam realizar mudanças constantes em seus produtos e processos em busca de novos conhecimentos e novas soluções.

 

Saulo Azolini                                                                                                                                  Atua no Sebrae/PR com empresários no planejamento e gestão de negócios e potenciais empreendedores na abertura de empresa. Formado em Administração pela Faculdade Pitágoras e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV.

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Saulo Azolini
Saulo Azolini Seguir

Assistente - SEBRAE

Ler conteúdo completo
Indicados para você