[ editar artigo]

Como aplicar a metodologia 5s na sua empresa

Como aplicar a metodologia 5s na sua empresa

Antigamente, o Japão ainda precisava de estrutura necessária para se tornar a excelente potência mundial que é nos dias de hoje.

Ainda mais depois da guerra, o país estava totalmente preparado para reconstruir e obter novas tecnologias para se desenvolver.

E dois fatores ajudaram o Japão a ter sua tão sonhada prosperidade: as indústrias que promoveram diversas inovações tecnológicas e a implantação da metodologia 5s, com o intuito de evitar o desperdício desnecessário e prezar pela qualidade de todos os recursos disponíveis na época de crise.

Isso significa que o país utilizou uma das ferramentas mais populares atualmente por uma questão de sustentabilidade.

Nos dias de hoje, a metodologia se transformou em uma ferramenta para que os profissionais e empresas pudessem se desenvolver e evoluir, ela é aplicada em diversos segmentos, especialmente em empresas B2B (como indústrias de cabeamento estruturado).

Você aprecia os procedimentos e a organização almejável do Japão? Então nesse post nós vamos te explicar todos os detalhes sobre a metodologia 5s, por isso, não deixe de ler esse post!

Seiri: Senso de Utilização

Você já tentou fazer várias coisas de uma vez, como monitorar o setor de filtro de ar e fazer reuniões e, no fim de tudo, não conseguiu fazer nenhuma das coisas direito?

Pois bem, o senso de utilização preza pela mínima quantidade de afazeres ou recursos a utilizar, com o objetivo de promover mais foco e produtividade em uma atividade.

Afinal, caso a empresa foque em várias atividades ao mesmo tempo, ela pode acabar demandando mais tempo, além de não entregar o produto final com qualidade e no prazo certo.

Seiton: Senso de organização

Você já realizou uma faxina em algum ambiente, e momentos depois esse local estava exatamente como antes?

Se isso acontece, é porque o Seiton, senso de organização não está sendo aplicado corretamente na sua residência ou empresa.

Uma das maneiras mais práticas de aplicar o Seiton em seu ambiente é o tornando padronizado.

Ou seja, os móveis e objetos devem seguir uma uniformização, como definir um padrão de estilo, cor, estrutura, por exemplo. A mesma coisa vale para seu layout de filtro plissado, por exemplo.

Outra forma de tornar sua empresa mais organizada é incluindo gavetas e prateleiras. Dessa forma, os documentos e objetos podem ser guardados e retirados apenas quando necessário.

Além disso, também é importante verificar se o layout do ambiente está realmente beneficiando as pessoas do local, ou se a estrutura impede a maior produtividade da equipe.

Seiso: Senso de limpeza

O Seiso tem como objetivo criar um hábito de inspecionamento entre as pessoas do local. Sabemos o maior problema da organização e limpeza do ambiente é quando as pessoas voltam a sujar.

Conscientize os colaboradores da seu negócio por meio de treinamentos e palestras sobre a importância de manter o ambiente organizado.

Essa é uma das formas de fazer com que as limpezas durem mais tempo e a empresa seja mais produtiva e eficiente!

Seiketsu: Senso de higiene ou padronização

O Seiketsu se baseia na criação de padrões para manter as atividades operacionais e de higiene dentro da empresa.

Invista no Seiketsu e crie campanhas de padronização para alinhar todos os funcionários sobre suas funções e atividades dentro da empresa.

Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Por fim, o Shitsuke se baseia nas práticas para que todos os 4 sensos acima continuem em funcionamento e melhoria constante.

Por meio de ações elaboradas, sua empresa pode ter mais qualidade em todos os sentidos e se destacar no mercado! O que acha de aplicar a metodologia 5s em seu negócio?

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você