[ editar artigo]

COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS EMPRESAS.

COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS EMPRESAS.

Criatividade e inovação são conceitos completamente ligados, porém completamente diferentes.

E ainda assim frequentemente confundidos como sinônimos.

Ter ideias não torna ninguém genial ou bem-sucedido.

Todos nós temos a capacidade de gerar uma enorme quantidade de novas ideias.

A diferença está no resultado que você irá fazer com sua criação. Afinal, uma ideia sem execução não gera valor.

Atividades como a observação, o uso de referências e o experimento de um olhar diferente para coisas comuns, fazem parte do processo de criatividade. Independente da área de atuação, você tem a possibilidade de aprender a usar sua criatividade. Pois ela não é fruto de talento ou dom, mas sim de muito treino.

A criatividade é o passo anterior à inovação.

Toda mudança feita no mundo começou a partir de uma ideia. No entanto, a ideia não representa nada além de uma produção mental sem valor. E, conforme começa a ganhar corpo e sair do mundo teórico, o processo de inovação se inicia.

O conceito que melhor define a inovação é o de execução de ideias. Desde que essas criações ao serem implementadas, de fato gerem valor para as pessoas.

Outra definição completamente distorcida da inovação, é que, a sua ideia, ao ser implementada, precisa mudar o mundo para ser considerada inovadora. Com atitudes relativamente simples, porém criativas, você pode transformar a sua realidade, porque este é um processo que está ao alcance de todos nós e assim a inovação vai acontecendo.

Se todos nós nascemos capazes de aprender a sermos criativos, certamente podemos aprender também a ser inovadores.

No ano de 1672, Ferdinand Verbiest, construiu o primeiro veículo que não dependia de cavalos para se locomover, somente de vapor. Porém, talvez você não tenha ouvido falar dele. Isso porque sua criação era apenas um brinquedo. Sem tamanho suficiente para transportar uma pessoa, animais ou objetos.

Foi somente em 1769 que o primeiro automóvel movido a vapor e capaz de transportar pessoas foi desenvolvido. E ainda mais tarde, em 1876, que o primeiro automóvel “moderno”, usando motor de 4 tempos foi criado por Karl Benz.

Neste grande intervalo de tempo, diversas inovações foram feitas nos protótipos existentes para chegar ao modelo de automóvel que conhecemos.

Por fim foi a vez de Henry Ford, que inovou ao inserir o método de produção em massa de carros na sociedade.

A indústria automobilística não para de se superar e evoluir. A cada mudança, seja uma melhoria no sistema de produção, dos itens de segurança, do surgimento dos carros elétricos, as inovações são feitas uma atrás da outra. E, conforme a tecnologia avança, mais rápidas essas inovações viram parte de nosso cotidiano.

Inovação não é invenção. Você não precisa reinventar a roda ou criar uma nova internet para ser inovador.

Seja em sua vida, no seu emprego ou no seu negócio, a criatividade e inovação podem estar presentes em pequenas atitudes, como:

  • Criação de novos produtos;
  • Oferecimento de serviços diferenciados;
  • Inovação em processos;
  • Novos modelos de negócios;
  • Criação de novos valores;
  • Novas formas de trabalho;
  • Novos usos de ferramentas já existentes;
  • E até surgimento de novos mercados (como nichos e sub-nichos).

Além de extremamente lucrativas, as empresas que são conhecidas por sua criatividade e inovação incentivam a produção e implementação de novas ideias por todos os seus colaboradores.

Especialmente em tempos de recessão econômica, onde o recurso financeiro dos potenciais clientes é mais escasso, e, portanto, muito mais disputado.

Ganha quem sabe se diferenciar. Quem cria uma solução que ainda não está sendo oferecida a um problema latente.

Algo que principalmente os empreendedores iniciantes não tem à disposição.

  1. Brainstorming (geração de ideias);
  2. Estabelecimento de prioridades;
  3. Condução e documentação de experimentos;
  4. Implementação de testes;
  5. Análise de dados e aprendizado.

Empresas de valor se relacionam cotidianamente com a Inovação, envolvendo seu time na construção de soluções ligadas a criatividade, sempre buscando resultados concretos e mensuráveis. Hoje, tudo muda muito rápido, e sua empresa deve se adaptar constantemente, abraçando a Inovação como rotina, envolvendo as pessoas do seu negócio e se relacionando constantemente com o Ecossistema para inovar e atingir resultados extraordinários. Deixe para trás modelos defasados com planilhas complexa, intranets nada intuitivas e coleta de dados sem aplicação prática para geração de inovação.

 

Joelma Barbosa Katto

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

 

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você