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Elevando a Performance das Empresas

Elevando a Performance das Empresas

O que se espera de empresas Inovadoras e de Alto Potencial é que elas tenham desempenho diferenciado e crescimento contínuo.

Para obter-se resultados como os mencionados, é determinante que toda a organização esteja engajada no desafio e principalmente que todos os colaboradores compreendam a importância dos esforços que estão realizando, e como estes contribuem para que a performance e os resultados desejados aconteçam.

Para facilitar o trabalho dos gestores e/ou empreendedores, faz-se necessário que os mesmos se utilizem de métodos e ferramentas que consigam auxiliá-los nestes desafios e favoreçam sua árdua tarefa.  Não podemos esquecer que, em qualquer projeto diferenciado ou empreendimento, o líder deve “patrocinar”, dirigir e se responsabilizar pela performance do seu time. Então, suas escolhas ou a falta delas refletem diretamente no time ou organização que lidera.

A primeira necessidade identificada para se obter desempenho diferenciado, é que a organização precisa de DIREÇÃO.  Para se estabelecer direção é determinante que as organizações construam estratégias, podendo ela ser tradicional ou ágil, dependo do modelo de negócio. A Estratégia Organizacional cumpre o papel de estabelecer os direcionadores para todos os envolvidos, inclusive parceiros estratégicos que em alguns casos necessitam ser alinhados.

Após se descrever a estratégia, é necessário que se faça a comunicação e gestão dela. A Comunicação trata de dar conhecimento para toda a organização e Gestão trata do monitoramento para verificar se a mesma está sendo respeitada, seguida e entregando os resultados planejados. Uma forma de fazer isto é utilizar-se do método de gestão do desempenho corporativo.

A Gestão de Desempenho Corporativo:  utiliza-se de ferramentas como os Frameworks , Indicadores, Planos de Trabalho e obviamente o monitoramento contínuo destes instrumentos como forma de garantir a performance organizacional. É necessário que a cultura de desempenho diferenciado seja disseminada para todos os colaboradores e seja “patrocinada” pele direção da Empresa.

Framework:  construir um framework como o BSC – Balance Score Card, Performance Prism ou qualquer outro, cumpre dois papeis importantes neste processo: o primeiro é estabelecer e resumir a direção que empresa escolheu, esclarecendo sua estratégia e facilitando a compreensão da mesma pela organização, deixando claro objetivos e mensurações. O segundo, trata-se de facilitar a comunicação da estratégia para o time, algo fundamental para quem deseja performance diferenciada, pois além de resumir, permite que cada departamento e/ou indivíduo perceba a importância do trabalho que realiza e com que objetivo está conectado.

O Plano de Trabalho:  tem por função detalhar as ações que serão realizadas para implementar a estratégia. O mesmo deve ser construído considerando-se a necessidade de cada objetivo estratégico, proporcionando com isso mais facilidade em compreender se o volume de ações/atividades propostas será suficiente para atingir o objetivo em análise. É imprescindível que, para cada ação defina-se prazo de início e término e responsável. Desta forma temos a estrutura mínima para gerir o plano, ações, prazos e responsáveis.

O Painel de Indicadores: Para conseguir acompanhar e gerir a performance organizacional é necessário mensurar. Dada esta necessidade, a criação de um Painel de Indicadores é fundamental. Estes indicadores devem estar conectados à Estratégia Organizacional e expressar o resultado desejado em cada objetivo estratégico, permitindo assim o seu monitoramento periódico e principalmente a avaliação constante se há necessidades de ajustes nas ações em função dos resultados obtidos.

Os indicadores são direcionadores do trabalho do time, expressando o que se espera dele e direcionando seu esforço.  Evoluindo um pouco no racional de indicadores, os mesmos podem ser divididos em indicadores de resultado, que expressam e mensuram a performance final daquele “Objetivo Estratégico”, e indicadores de esforço, que dimensionam e monitoram as atividades e esforços necessários para construir o resultado desejado. Os mesmos devem ser mensurados/coletados periodicamente, permitindo a análise de performance e a tomada de decisão.

Reconhecimento do Time: Outra ação importante que pode ser realizada para facilitar a performance diferenciada é realizar o reconhecimento do time com base na estratégia construída, conectada aos indicadores de desempenho e metas/desafios estabelecidos. Este é um equívoco às vezes observado em organizações, a desconexão dos objetivos com a forma de “remunerar/reconhecer” o time.  Esta desconexão gera confusão de direção. Para haver performance diferenciada, indicadores, esforços e reconhecimento necessitam estar conectados e alinhados.

Gestão Contínua: Há também que se implementar na empresa a cultura e o comportamento da gestão contínua, que se faz por meio do monitoramento sistemático do planejamento realizado, seja pelos indicadores de performance, pelo gerenciamento “diário” do plano de trabalho e/ou pela gestão visual do framework selecionado. O monitoramento sistemático, ressalte-se, é um dos comportamentos exercidos pelos empreendedores de sucesso, e neste caso determinante para se tomar atitudes de ajuste ou de aceleração. A utilização do modelo PDCA ou PDCL ajuda muito a compreender como podemos implementar esta cultura, pois além de planejar e executar, é necessário que façamos checagens regulares para compreender o que está acontecendo, bem como nos “obriga” a decidir se estamos na direção desejada, aprendendo e aprimorando nossos processos e também os modelos de negócios.

Ressalte-se que o fato de se ter uma estratégia clara e definida com indicadores e performance estabelecida facilita muito as decisões do gestor e também auxilia a equipe a compreender tanto as decisões tomadas pelos gestores, bem com a avaliar melhor seus esforços e trabalhos. Estes instrumentos conjuntos podem facilitar a obtenção de resultados diferenciados e principalmente a sua manutenção ao longo do tempo.

 

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Emerson Cechin
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Consultor de Negócios do SEBRAE-PR, Especialista em Crescimento Empresarial, Inteligência de Negócios, Investimento e Finanças.

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