[ editar artigo]

Empresas urso e empresas leão. Como sua empresa passará pelo Covid-19?

Empresas urso e empresas leão. Como sua empresa passará pelo Covid-19?

Estava participando de uma transmissão realizada pela empresa Start.Se, foi quando o head de inovação da empresa, Cristiano Kruel, fez uma analogia interessante, que procurarei resumi-la no texto abaixo.

Contou ele, que, durante este período de isolamento social, há dois tipos de empresas, empresas urso e as empresas leão.

As empresas ursos, são as empresas que possuem uma capacidade de “hibernação” longa, os ursos possuem uma condição de passar sem comer e beber de cinco a sete meses, devido a sua reserva de energia. São empresas que possuem uma reserva financeira e de capital suficiente para passar por este período de tal forma, sem sofrer prejuízos momentâneos.

Já o leão, possui reservas de energia para sobreviver entre cinco a quinze dias sem se alimentar, ou seja, são as empresas que não podem parar sua operação, com o risco de não sobreviver a períodos difíceis de resseção.

Por sua vez, ser leão não tem somente desvantagem, o fato de ser obrigado a ir à caça diariamente, força o leão a ser resiliente, ter de usar diversas táticas e estratégias para obter sua refeição e assim sua sobrevivência na savana. O leão conhece o território mais do que ninguém, conhece o movimento dos demais animais, o solo, o clima, enfim, é um especialista, mesmo em condições adversas.

Já o urso, também possui suas vantagens, no entanto, se ele usar somente da sua capacidade de hibernação, e não entender o que está acontecendo fora da caverna, ao retornar às atividades rotineiras, pode encontrar um cenário totalmente diferente daquele que ele conhecia no ato de sua hibernação. Se ele não usar deste período para analisar as variáveis, as condições de disponibilidade de alimento suficiente para manter sua grande estrutura, o risco de entrar em colapso é muito grande.

O interessante desta analogia é que ela é totalmente aplicável a realidade das empresas. As pequenas empresas, na sua grande maioria, têm um perfil próximo ao do leão, o exercício de reinventar-se e inovar-se, seja em processos, produtos ou serviços é constante. Olhar pelo lado positivo desta situação também é importante! Este é o momento que é possível dar o famoso “pulo do gato”! Seja atendendo um novo cliente, buscando um novo mercado, ocupando o espaço que ficou desocupado por algum outro produto ou serviço da concorrência.

Inovar nunca foi tão necessário, e quem é flexível, enxuto e rápido, consegue aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

O Sebrae pode lhe ajudar nestas e outras dicas para melhor atender seu cliente. Estamos com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Rubens Negrão

Consultor Sebrae

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você