[ editar artigo]

Estimulando a Inovação

Estimulando a Inovação

Sabia que existem empresas de consultoria especialistas em transformação Digital, Gestão e Cultura da Inovação, que oferecem os serviços de treinamento para dirigentes e equipes de empresas que buscam inovar?

A mudança do mindset de uma empresa para a Cultura da Inovação demanda tempo e capacitação. A sensibilização deve ser realizada em todos os setores da empresa, envolvendo todos os colaboradores, tanto das áreas estratégicas como da áreas operacionais, não deve ser algo restrito a direção da empresa. Também pode se pensar na criação de um setor ou departamento específico para tratar da inovação, fazendo com que o tema faça parte da cultura e dos valores da empresa.

Ferramentas de neurociência e as famosas metodologias ágeis, podem ser utilizadas. Adotar procedimentos sistemáticos e contínuos ao processo criativo, contar com recursos humanos e financeiros, reservados especificamente para essa finalidade.

Quais seriam as tarefas de um setor específico de inovação? cada empresa pode ter seu mote prioritário, como a criação de novos produtos e serviços. O foco na criação e desenvolvimento de novas ideias, novos modelos de negócio, na remodelagem, na criação de soluções para problemas de algum setor específico, ou a conexão com startups.

Como captar novas ideias da equipe interna? Instigando a curiosidade, incentivando, reconhecendo, concedendo benefícios aos colaboradores que tiverem novos insigths, criando um ambiente democrático, aberto onde as pessoas possam expor suas ideias, sem medo de pré-julgamento, tenham espaço para aplicar suas ideias, gerar novos modelos ou aprimorar os existentes.

A organização deve se abrir ao risco, empresas conservadoras não conseguem lidar com incertezas, não estão dispostas a encarar riscos, essa pode ser o primeiro passo para a criação da cultura da inovação. As consultorias auxiliam a empresa a quebrar essa resistência, a enxergar como oportunidade de crescimento, de alcançar novos mercados.

Melhorar a competitividade, passar a agir de forma proativa, acompanhando ou se antecipando as demandas do mercado. O mercado está em constante mudança, se reinventar faz parte da sobrevivência nesse mercado, ou seguimento específico.

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você