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A experiência do usuário nunca esteve tão em alta como agora, pois as empresas estão cada vez mais conscientes de que precisam focar seus esforços em seus clientes e não em um produto ou serviço. Assista ao vídeo 👇🏼
Podemos notar essa mudança de comportamento com a vinda de startups e empresas que pelo simples fato de colocarem seus clientes em primeiro lugar, revolucionaram a forma de comunicação e trabalho, como o Nubank e a Uber que pensaram na usabilidade dos seus clientes e revolucionaram seus mercados.
De acordo com um artigo desenvolvido pela Copenhagen Institute for Future Studies, os esforços em inovação dentro de uma empresa passam por 3 campos: Tecnologia (buscando novidades tecnológicas que possam ser implementadas), Inovações price-driven (foco na redução de custos para oferecer preços mais baixos possíveis para os clientes) e as Inovações user-driven (extrair conhecimento especial sobre os consumidores, de forma a adicionar valor ao produto ou serviço).
Por que colocar o usuário no centro do seu negócio
O mercado está cada vez mais competitivo e encontrar formas de se destacar entre seus concorrentes pode ser uma grande dificuldade. Estamos passando por um momento de grande humanização e todo esse movimento vem refletindo na forma de consumo das pessoas. Colocar o consumidor como o foco principal do seu negócio fará com que ele se sinta à vontade em adquirir seu produto ou serviço e o fideliza.
Mas o que seria “colocar o usuário no centro do seu negócio?”
Veja, sempre falamos e discutimos em conhecer seu público-alvo, mas analisar somente a utilização e a relação que ele tem com seu produto e serviço não é suficiente. É necessário se inserir na pele do consumidor, entender o que influencia a sua vida e suas decisões. É preciso saber algo a respeito da vida deles, quais atividades diárias eles desempenham, sonhos, comportamentos e pensar em todos esses aspectos no momento de criação do seu produto ou serviço.
O Nubank é um grande exemplo de empresa que coloca seu cliente na parte central dos processos. Primeiro, tudo é feito de forma digital, sem necessidade do usuário se deslocar. Em segundo oferece serviço sem cobrança de anuidade e por último seu canal de atendimento é formado por uma equipa qualificada e com tempo rápido de resposta. A proposta do Nubank mexeu com todo o mercado bancário, muitos grandes tiveram que se reinventar para oferecer a mesma experiência proposta por eles aos seus já clientes.
Análise de dados lhe ajudará a oferecer uma melhor experiência
Entender seu consumidor, saber o que ele quer e conseguir interpretar seus desejos estabelecem, entre ele e sua empresa, uma relação de fidelidade e confiança. Por isso a utilização de dados, de quem utiliza o seu produto ou serviço, é um excelente recurso a ser utilizado no seu negócio como forma de oferecer experiências mais interessantes e baseadas nos interesses dos seus usuários.
Captar dados também das fontes de nutrição de interesse dos seus consumidores é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Como dissemos, saber os costumes, sonhos e comportamentos do seu público ajudará na elaboração de estratégias de campanha mais assertivas.
Tecnologia do usuário para pequenas e médias empresas
Automatizar algumas atividades do dia a dia da sua empresa ajuda na redução de erros e aumenta a produtividade. Isso facilita a vida de quem é responsável pelas tarefas e também a do seu cliente, que quer facilidade e agilidade no atendimento. Algumas alternativas são:
Pagamento facilitado: impossível não ter uma máquina de cartão na sua empresa hoje em dia, mas mais do que isso, a forma de pagamento online. Muitas ferramentas estão disponíveis no mercado hoje oferecendo formas de pagamento totalmente virtual, como o PicPay, PayPal, PagSeguro. As próprias operadoras de cartões desenvolveram formas não presenciais de pagamentos, como gerando QR code.
Vendas online: facilitar o acesso do público aos seus produtos ou serviços. Aqui não necessariamente você precisa desenvolver um e-commerce, muitas plataformas facilitam esse processo como OLX, Mercado Livre e grandes Marketplaces como Magazine Luiza e Lojas Americanas.
Atendimento rápido: eficiência no atendimento é um item obrigatório para ter sucesso em vendas. Algumas ferramentas auxiliam numa resposta mais ágil para o seu cliente, como a automação do WhatsApp (na versão Business).
Contas digitais: facilidade nas suas transações financeiras, sem necessidade de perder tempo em filas de bancos, reduzindo burocracias e focando no que realmente importa dentro do seu negócio.
Para ficar mais claro, acompanhe minha linha de raciocínio no vídeo 😉🎬
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Um abraço,
Lucas Ferreira.
Coordenador Estadual da linha estratégica de Potencialização no Sebrae Paraná.