Hoje a indústria dos games é uma das maiores do mundo e detém de grande poder de influência, mas hoje não daremos foco para essa indústria com a aplicação que conhecemos, mas sim para empresas que se utilizam da gamificação para aumentar suas vendas e facilitar processos.
Nessa leitura rápida quero mostrar a vocês alguns exemplos de gamificação que basicamente é uma forma de capacitar e desenvolver os indivíduos de uma empresa através de simuladores e jogos, que se assimilam muito com a realidade, diminuindo o desgaste com treinamentos e custos.
Além disso, pode ser usada para programas de fidelização, trazendo uma maior interação com o cliente, além de uma experiência diferenciada, e é para essa aplicação que daremos ais enfoque, abaixo alguns exemplos de aplicação da gamificação para fidelização:
Como primeiro exemplo traremos a Nike com o NikeFuel, aplicativo onde os usuários competem entre si pela quantidade de atividade física diária e atingindo um certo nível você completa algumas missões e assim ganha troféus e recompensas dentro do App.
Isso estimula o esporte e cada vez mais a compra de produtos Nike, dissemina a marca e aumenta a relevância junto a preocupação com o cliente, foi uma bela sacada que foi de encontro com as tecnologias do momento.
Outra ferramenta que é muito conhecida e envolve gamificação é o My Starbucks Rewards, que trouxe uma forma de fidelização inovadora, que envolve o cliente, muito mais do que os métodos tradicionais. Cada compra que é feita no Starbucks gera estrelas e juntando estrelas o cliente pode adquirir diferentes bebidas e alimentos gratuitos, uma maneira fácil e eficiente de “prender” o cliente.
Esses foram alguns exemplos de Gamificação, como é utilizada por grandes empresas e qual seu impacto. Podemos trazer esse conhecimento para os pequenos negócios, adaptados para cada realidade, não está distante de nós, está mais perto do que imaginam!
Conte sem com o SEBRAE, estaremos de braços abertos para abraçar seu negócio.