[ editar artigo]

Inovação aberta o que é?

Inovação aberta o que é?

O termo inovação aberta, ou open innovation, foi popularizado pelo pesquisador Henry Chesbrough em 2003, que abriu os olhos de muitas organizações sobre suas práticas de pesquisa e desenvolvimento até então aplicadas de forma fechada e limitada.

De forma simples, o modelo de inovação aberta se baseia na ideia de que a maior parte do conhecimento esta espalhado por toda a sociedade e não apenas dentro da organização. Logo, por mais esperto que seja seu pesquisador, sempre haverá alguém mais esperto que trabalha para outra empresa, e assim por diante. 

O modelo então se expande no sentido de que para a criação da inovação, a organização deve ser porosa o bastante para que o fluxo de conhecimento transborde de fora para dentro, de dentro para fora e ao mesmo tempo entre atores.

Por exemplo, uma empresa pode buscar uma universidade para trazer uma pesquisa importante para somar à da sua equipe ou organizar um hackathon para captar ideias e soluções para seus desafios internos.

Uma organização decide tornar uma das suas pesquisas open source, permitindo que outras empresas se utilizem e inovem a partir dela ou talvez ela inicie um Corporate Venture para investir em soluções inovadores de mercado.  

Ou pode co-criar com uma startup uma solução que ambos irão comercializar no mercado ou criar uma invenção com um concorrente para desenvolvimento de uma novo tecnologia partindo para uma joint Venture.

No primeiro caso a organização permite que algo de fora entre, no segundo que algo de dentro saia e no terceiro, ambos os fluxos se somam ao mesmo tempo para criar valor conjunto.

Mas daí me perguntam, inovação aberta é somente para grandes empresas?

Em nenhum momento eu disse isso, e vou reforçar, inovação aberta não é restrita a grandes empresas. Para seguir o modelo, por óbvio, o tema inovação tem de estar sendo trabalhado, e segundo, a empresa tem de estar disposta permitir que conhecimentos entrem na empresa assim como eles transbordem para fora. E é nessa troca que a inovação aberta ganha força e torna mesmo pequenas empresas em grandes negócios inovadores. 

Então, vamos começar a inovar de forma aberta?

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Leo Tostes
Leo Tostes Seguir

Especialista em inovação aberta e sócio na Haze Shift. Tem o propósito de ajudar organizações a impactarem o mundo de forma positiva e se transformarem criativamente e digitalmente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você