[ editar artigo]

Inovação em Negócios tradicionais

Inovação em Negócios tradicionais

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, aumentando assim a competitividade dos pequenos negócios, criando vantagens competitivas e implementando melhorias em processos operacionais, produtos/serviços, novos mercados e modelos de negócio.

Umas das grandes inverdades que são faladas por alguns empresários é que inovação não é para o seu segmento de mercado, que ele está consolidado e não tem espaço para mudanças.

Independente do seu setor de atuação e por mais tradicional que ele possa parecer, sempre há espaço para desenvolvimento de novas ideias, novos formatos de negócio e propostas de valor. Logo na sequência darei algumas possibilidades legais para quem passou a entender inovação como algo necessário e querem dar o primeiro passo.

Metodologias existem “aos montes” no mercado, indo desde o entendimento de um problema que se busca resolver na empresa ou de mercado, aprender a transformá-lo em oportunidade de negócio, estruturar uma solução adequada e conectada com necessidade e executá-la e acompanhar os seus resultados.

Trazendo um exemplo prático, particularmente gosto bastante do conceito de Design de Serviços, que faz uma abordagem que busca aperfeiçoar a experiência dos clientes e a qualidade dos serviços prestados por uma empresa. Ela potencializa com que os empreendimentos podem repensar os diferentes aspectos e pontos de contato com os clientes, tendo como resultados:

  • aumento da competitividade de mercado;
  • otimização de processos;
  • maior engajamento de funcionários;
  • aumento da receita;
  • atração e fidelização de clientes.

Ferramentas também não são um problema de serem encontradas, e aí podemos citar Café Mundo, Canvas do Modelo de Negócio, Canvas da Proposta de Valor, Mapa de Empatia, Brainstorming, etc etc etc. Importante é conhecê-las e analisar qual melhor se adapta a sua ideia de negócio, sua necessidade.

Dois livros que possuem diversas ferramentas e que uso muito no meu dia a dia, tanto nas minhas aulas de pós graduação como projetos profissionais, são Gamestorming – Jogos Corporativos para Mudar, Inovar e Quebrar Regras (https://www.amazon.com.br/Gamestorming-corporativos-inovar-quebrar-regras/dp/8576086093) e Sprint – O método usado pelo Google para testar e aplicar novas ideias em apenas 05 dias (https://www.estantevirtual.com.br/livrariasilverio/jake-knapp-com-john-zeratsky-e-braden-kowitz-sprint-o-metodo-usado-no-google-para-testar-e-aplicar-novas-ideias--2687709814?show_suggestion=0). Ambos são práticos, objetivos, criativos e visuais (diria até divertido), auxiliando muito na criação de novas ideias, engajamento da equipe e análise de problemas, explorando novas possibilidades de negócio.

Finalizo estimulando que, independente do seu segmento de atuação, crie constantemente metodologias ≠ de trabalho, faça uma comunicação de forma criativa com seu(s) cliente(s), crie novas formas de monetizar o seu negócio, utilize de ferramentas digitais, ouça o cliente, suas ideias e dicas, sempre busque parcerias (Open Innovation), pense inovação de forma sistêmica na sua empresa, invista em capacitação e estimule o intraempreendedorismo, você certamente não vai se arrepender dos resultados obtidos.

Abração e até mais!

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você