[ editar artigo]

INOVAÇÃO, POR ONDE COMEÇAR?

INOVAÇÃO, POR ONDE COMEÇAR?

Quando falamos de inovação, sempre nos vem a mente algumas palavras que rotulam esta palavra, como, altos investimentos, robôs, super computadores, conhecimento em programação, etc. Apesar destas palavras estarem no “glossário” da inovação, elas estão muito longe do que na verdade compreende-se por inovação e cultura de inovação.

O momento atual de pandemia, acelerou o processo de transformação digital das empresas, muitas delas pensavam em implantar sistemas digitais, ampliar sua atuação no e-commerce, intensificar sua presença nas redes sociais, de repente, pandemia! E e o que aconteceu? Todos estes projetos saíram do papel. Mas, como sustentar esta estratégia, já que o mundo na rede é altamente competitivo e exigente?

O objetivo desta publicação é estimular o empresário da micro e pequena empresa, a mergulhar no mar da inovação e principalmente a permanecer navegando!

PESQUISE SOBRE OS MOVIMENTOS DE INOVAÇÃO

Algumas termologias como hachathon, startup weekend, meetup, entre outras, parecem soar estranhos no primeiro momento, no entanto, para quem é empresário, vai entender rapidamente o que se trata cada um destes termos. Melhor que entender é participar! Por isso, pesquise estas iniciativas na sua cidade ou região, tente participar de alguma forma, seja como ouvinte, mentor e por que não participante ativo. Desta forma será possível vivenciar essa atmosfera e constatar o movimento que esta acontecendo no mundo inteiro, e por que sua empresa precisa estar atenta a estas empresas de base tecnológica, as tais das startups.

IMPLANTE UM MÉTODO DE COLETA DE IDEIAS NA SUA EMPRESA

Algo simples, como uma caixa de sugestões, ou mais complexo como um sistema interno de registro de ideias por parte de colaboradores e parceiros da empresa. Estas, são as iniciativas mais baratas para se obter ideia a partir do ponto de vista de quem esta inserido nas entranhas da empresa. Crie um sistema de análise destas ideias, como um comitê/grupo interno de análise e de o retorno aos que contribuíram. A partir destas ideias, estruture projetos de implantação, com orçamento, metas e resultados esperados. Torne isso rotineiro, você perceberá que algo mágico acontecerá na sua empresa!

DESTINE UMA PARTE DO FATURAMENTO PARA PROJETOS INOVADORES

O nome é bonito “projetos inovadores”, mas nada mais é que, pensar no médio e longo prazo, por que não testar algum novo serviço, novo produto, novos negócios, etc. Estratégias de crescimento começam assim. Mas não existe estratégia sem orçamento, por isso é importante ter um recurso destinado para estas iniciativas, seja para financiar os protótipos, seja para reconhecer as pessoas que participam destes projetos.

Poderia listar aqui infinitas fórmulas e métodos para começar um processo de inovação. Mas, o simples é muito mais difícil que o complexo, e o ótimo é inimigo do bom, então, prezado leitor e leitora, o que você está esperando para começar?

O Sebrae pode lhe ajudar nestas e outras dicas para melhor atender seu cliente. Estamos com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Rubens Negrão

Consultor Sebrae

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você