[ editar artigo]

O futuro está chegando: confira 5 tecnologias que vão mudar nossas vidas

O futuro está chegando: confira 5 tecnologias que vão mudar nossas vidas

Nesse período de início e fim de ano, é comum a gente pensar em tudo que aconteceu no ciclo anterior, em quanta coisa mudou na nossa vida desde que comemoramos um Reveillón… Mas, se a gente resolver voltar mais 10 anos no tempo, então? Aí a diferença será impressionante!

Imagine apenas que, até essa década, nós não costumávamos ter internet o tempo todo no celular e precisávamos chegar em casa para pesquisar alguma informação ou mandar uma mensagem mais elaborada para um amigo. Não existiam os aplicativos para chamar um carro ou pedir um prato via delivery. As reuniões por videoconferência — tão necessárias desde 2020 — estavam apenas engatinhando. Se tanta coisa mudou nos últimos dez anos, de que outras formas o mundo pode se transformar nos próximos dez?

Internet 5G: a próxima fronteira da evolução

A essa altura, você já deve ter visto algum anúncio ou notícia sobre a chegada da próxima geração de internet, certo? Ela já está disponível há algum tempo no Sudeste Asiático e está sendo instalada nos Estados Unidos e Europa.

Aqui, no Brasil, já existem algumas iniciativas, como o 5G DSS, da Claro, TIM e Vivo — mas essa conexão é apenas uma "prévia do 5G", que funciona com as mesmas antenas e frequências do 4G, oferecendo velocidades até 20 vezes maiores. O 5G de verdade vai chegar depois do leilão das frequências pela Anatel, o que deve acontecer entre 2021 e o próximo ano.

Mas por que começamos nosso texto falando justamente do 5G? Porque essa é uma das tecnologias mais importantes para as mudanças que vão ocorrer nos próximos anos.

Por um lado, a conexão nos celulares não mudam tanto: há mais velocidade e um tempo de resposta menor em jogos, mas o 4G já é muito bom para a maioria dos usos. Contudo, a velocidade e estabilidade da nova geração de internet permitirá que muitos outros aparelhos usem a internet — e é aí que a história começa a ficar interessante.

Tudo conectado pela internet das coisas

Nós já estamos cada vez mais conectados: nosso celular, nosso relógio e nossa TV já são smart, nós podemos ligar ou desligar as luzes da casa pedindo para a Alexa, ou tirar nosso carro de uma vaga pelo aplicativo.

Porém, com a disseminação do 5G, essa conexão será levada para outro patamar: todas as funções do seu lar — da geladeira à lavadora ou às cortinas — poderão ser controladas com comandos de voz ou toques no smartphone. Mais do que isso, a cidade poderá ser "smart", com postes de luz, semáforos e até coleta de lixo funcionando de forma mais eficiente, com conexões via internet. As possibilidades são infinitas.

Robôs em casa e nos ares

Muita gente já está comprando drones para tirar fotos aéreas e robozinhos que caminham pelo chão para limpar sua casa. A tendência é que, com o avanço das conexões 5G e a evolução das tecnologias, essas máquinas fiquem cada vez mais desenvolvidas.

Assim, será cada vez mais comum ver pizzas chegando pelos ares — algo que, por enquanto, só existe em poucos lugares do mundo — e robôs fazendo todas as tarefas domésticas. Internet rápida e estável é essencial para que esses aparelhos funcionem sem falhas, em grande escala.

Inteligência artificial que evolui rápido

Todos nós temos pequenas inteligências artificiais em nossos bolsos: a Siri, do iPhone, o Google Assistente, do Android, ou a Bixby, da Samsung, estão em qualquer smartphone, hoje em dia. A própria Alexa, da Amazon, está presente em cada vez mais lares.

A questão é que a inteligência artificial está se desenvolvendo cada vez mais rápido e, com o machine learning — aprendizado de máquina, em português — os próprios algoritmos evoluem sozinhos para cumprir suas funções com mais eficiência. Já existem empresas desenvolvendo IAs para as mais diversas aplicações industriais, do agronegócio à saúde.

Carros que, literalmente, dirigem sozinhos

Por fim, uma das perspectivas mais interessantes que ganhamos com a chegada do 5G é ter carros autônomos funcionando na prática. Isso porque, por mais que existam tecnologias capazes de conduzir um veículo por você, os sistemas precisam de comunicação ultra rápida para levar o carro de forma autônoma com segurança.

Assim, é possível que os carros tomem decisões de emergência sozinhos — como desviar de um obstáculo, por exemplo —, além de se conectarem uns com os outros para fazer o trânsito fluir melhor. O 4G não tem um tempo de resposta suficientemente rápido para garantir essa rapidez e segurança. Mas, quando a próxima geração de internet se popularizar e os veículos autônomos forem uma realidade, você poderá aproveitar o trajeto para ler ou adiantar coisas do trabalho, sem se preocupar com o trânsito. Que tal?

Nesse post, nós focamos nas tecnologias conectadas, mas também há outras inovações que vão mudar nossas vidas nos próximos anos, mas que não dependem, necessariamente, da internet 5G — como as impressoras 3D, que já estão criando coisas incríveis e vão revolucionar muitas áreas, como a medicina.

Se você já quer ter uma amostra de como serão essas ultra velocidades e o que elas podem oferecer, você já pode contratar um plano da Claro Net combo com internet 5G DSS: ela é até 12x mais rápida que o 4G, permitindo que você baixe qualquer filme em segundos ou curta jogos online sem latência. Para saber mais, acesse o site da operadora.

Gostou do nosso post? Comente aqui embaixo.

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Vini Lordelo
Vini Lordelo Seguir

Sou empreendedor na área de Marketing Digital. Trabalho com vendas online com estratégias de SEO (Tráfego Orgânico) e Lançamentos de produtos digitais. Para saber mais, consulte meu Instagram: https://www.instagram.com/lordeloalvaro/

Ler conteúdo completo
Indicados para você