[ editar artigo]

O Papel do Líder na Inovação

O Papel do Líder na Inovação

A palavra inovação tem sido usada exaustivamente nos últimos tempos. Por isso, muitas vezes negligenciamos o quanto ela faz parte da nossa vida e da vida da empresa.

Quando pensamos em inovação, o que nos vem à mente geralmente são equipamentos ultra modernos. No entanto, antes de qualquer tipo de inovação acontecer, existe um fator fundamental: as pessoas.

Seja uma empresa tradicional ou uma startup. Uma grande empresa ou um profissional autônomo, a inovação deve estar inserida na cultura da organização, nas discussões mais simples, no jeito de pensar dos de todos.

Quem criou aquele super equipamento ou deu forma para um produto imaginado foram pessoas. E pessoas para inovar precisam de um ambiente favorável. E um ambiente só é propício à inovação quando o líder atua como facilitador.

Muitas vezes ouvimos falar que a inovação morre ao chegar à liderança. Será mesmo? Vou deixar você tirar suas próprias conclusões, no entanto, cito abaixo alguns erros que podem ser evitados pelo líder para não matar as ideias que podem surgir na sua empresa:

Exigir 100% de acerto: para que a inovação ocorra, alguns erros são cometidos. Um ambiente que não valoriza a experimentação ou pune o erro, tem o processo criativo é dificultado.

Dica: Que tal substituir a exigência de 100% de acerto para uma cultura de correção e adequação rápida?

Não ridicularize ideias: Por mais que uma proposta possa parecer absurda em um determinado momento, ela pode se transformar em algo “espetacular” algum tempo depois. E mesmo que não venha a ser tudo isso, o fato de permitir que estas ideias possam brotar cria uma dinâmica rica para a equipe resolver questões que surgem no dia a dia.

Dica: Fazer um banco das ideias “pouco aplicáveis” no momento... Nunca se sabe quando elas poderão ser úteis.

Incentive muitos: A maioria das empresas criam modelos de incentivo para a inovação que acabam beneficiando poucos. Principalmente quando são prêmios ou retribuições financeiras. O que ocorre é que você tem alguns poucos felizes e muitos outros insatisfeitos.

Dica: Crie formas de recompensa que possa beneficiar várias pessoas e não somente um grupo muito restrito.

Estas são apenas algumas reflexões ligadas às pessoas que podem facilitar o processo criativo e portanto a inovação. Mas então, qual é o papel do líder neste contexto? A resposta é simples: facilitar.

Se o líder não atrapalha, uma boa equipe atua organicamente na busca de soluções e inovações.  Portanto, não mate as ideias. Seja um líder que permite e facilita que a inovação ocorra na sua organização.

 

Simone Millan Shavarski

Consultora Sebrae nos setores de Saúde e Químico e materiais

sshavarski@pr.sebrae.com.br

 

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

 

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Simone Millan
Simone Millan Seguir

Administradora. Especialista em Empreendedorismo, Finanças e Comunicação com o Mercado. Consultora e gestora de Projetos do Sebrae Paraná.

Ler conteúdo completo
Indicados para você