[ editar artigo]

Pensamento Lean conectado à inovação

Pensamento Lean conectado à inovação

O pensamento enxuto ou Lean Thinking é uma metodologia de negócios que visa fornecer uma nova maneira de pensar sobre como organizar as atividades para oferecer mais benefícios à sociedade e valor aos seus clientes, além de eliminar o desperdício. O termo "pensamento enxuto" foi descrito pela primeira vez por James P. Womack e Daniel T. Jones. O pensamento enxuto é uma maneira de pensar sobre uma atividade e ver o desperdício gerado inadequadamente pela maneira como o processo é realizado.

O objetivo do pensamento enxuto é criar uma empresa enxuta, que sustente o crescimento, alinhando a satisfação do cliente com a satisfação da equipe, e que ofereça produtos ou serviços inovadores com lucro, ao mesmo tempo em que minimiza custos desnecessários para clientes, fornecedores e meio ambiente. O princípio básico do pensamento enxuto é que, se você treinar a sua equipe para identificar tempo e esforço desperdiçados nos processos que executam, trabalhando melhor em conjunto para melhorar os processos, eliminando esse desperdício, a empresa agregará mais valor a menor custo.

O Lean possui cinco princípios básicos que precisamos conhecer para entender como o pensamento enxuto impulsiona a inovação:

  • Identifique o valor – conheça pelo que realmente os clientes estão dispostos a pagar.
  • Mapeie fluxos de valor - onde o valor é criado, como você pode reduzir desperdícios e onde o processamento extra pode ser eliminado?
  • Desenvolva fluxos de trabalho contínuos - o processo de produção e as transferências precisam fluir sem problemas.
  • Crie sistemas pull - onde os produtos são criados com base na demanda do cliente. Não produza para depois empurrar ao mercado.
  • Melhoria contínua - para aumentar a qualidade e reduzir os tempos de produção e de processos que opera.

Inovação é um processo no qual as ideias são traduzidas em novos produtos ou processos, para criar, melhorar ou expandir oportunidades de negócios. Como o Lean pode estimular e apoiar a inovação nas empresas? O que o Lean significa para o desempenho da inovação?

O gerenciamento enxuto não apenas melhora o desempenho atual dos negócios, mas também prepara melhor as organizações para enfrentar os desafios das próximas demandas dos clientes e para o desenvolvimento consistente de novos produtos e processos.

Implantar o Lean desafia a equipe a abordar as coisas de maneira diferente, desenvolver soluções criativas e promover ideias inovadoras.

Depois de entender o conceito e os princípios do Lean, precisamos avançar para a próximo etapa que é identificar e eliminar os desperdícios existentes. O desperdício é uma atividade que não agrega valor aos clientes. Os 7 desperdícios do Lean (ou Muda, em japonês) são os seguintes: superprodução, estoque, espera, movimentação, transporte, retrabalho e processamento excessivo. O desperdício parece uma coisa simples de ver e eliminar, mas alguns deles são difíceis de identificar e ainda mais difíceis de eliminar.

O maior desperdício é termos processos ou produzir um produto ou serviço, pelo qual ninguém deseja usar ou pagar.

A implementação de processos enxutos também pode impulsionar o envolvimento dos funcionários e incentivá-los a compartilhar suas ideias. Isso significa que a inovação começa a acontecer no nível do solo, para que seus negócios se beneficiem da criatividade coletiva de toda a sua força de trabalho. Para implementar processos enxutos, é necessário envolver membros da equipe que trabalham na linha de frente. Consultar com eles sobre as áreas que agregam valor ao produto ou removem resíduos dos seus processos, ajuda a envolvê-los no que está acontecendo. Se virem suas ideias e sugestões sendo implementadas, se sentirão mais valorizados como colaboradores. Isso os torna mais engajados, o que aumenta ainda mais a inovação da empresa a longo prazo.

Os métodos de treinamento enxuto também incentivam os funcionários a fazer da inovação uma prática diária. Começa a acontecer automaticamente em vez de ser conduzido de cima para baixo.

A adoção de uma metodologia lean contribui para que haja a condução da inovação de várias maneiras. Orienta para que sua empresa possa se concentrar em realizar as principais coisas de maneiras novas e criativas. Incentiva o feedback do cliente, o que cria um fluxo constante de novas ideias que provavelmente agregam valor ao produto ou serviço final. Técnicas enxutas inspiram a melhoria do processo através da interação, o que torna a inovação mais atingível. Também leva os colaboradores a terem iniciativa e cria uma cultura de inovação, permitindo que as organizações se beneficiem de suas sugestões apresentadas.

Adotando a filosofia do pensamento enxuto, sua empresa poderá se tornar mais ágil, inovadora e lucrativa.

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

André Azevedo - Consultor do SEBRAE/PR - Londrina/PR.

 

Comunidade Sebrae
André Araujo de Azevedo
André Araujo de Azevedo Seguir

Consultor - Sebrae/Pr atuando na Regional Norte em Londrina (PR). Formado em Administração de Empresas, com especialização em Economia de Empresas, MBA em Gestão Executiva de Pequenos Negócios, e MBA em Gestão Industrial e Manufatura Enxuta.

Ler matéria completa
Indicados para você