[ editar artigo]

10 dicas para economizar nas compras

10 dicas para economizar nas compras

Se existe um vilão do orçamento familiar, com certeza é o gasto com alimentos. Por isso, você vai aprender sobre 10 dicas para poupar nas suas compras.

Vamos lá?

Ready For Dinner Lets Eat GIF - ReadyForDinner LetsEat WinnieThePooh GIFs

1. DEFINA O SEU ORÇAMENTO

Uma das dicas para poupar dinheiro é conseguir avaliar primeiro o seu orçamento. Não vá ao supermercado sem fazer contas primeiro e perceber até quanto poderá gastar. Os cartões de débito e crédito são, muitas vezes, inimigos desta gestão. Controle as contas e estabeleça um limite.

2. LEVE SEMPRE UMA LISTA DE COMPRAS

Não saia de casa sem a lista de compras feita. Verifique bem o que está em falta e escreva tudo em um papel. Quando chegar ao supermercado vai perceber que tudo o que quiser trazer para além da lista é excessivo e provavelmente não fará falta.

3. NÃO VÁ AO SUPERMERCADO DE BARRIGA VAZIA

Uma das coisas proibidas é ir ao supermercado com fome. Se fizer compras de barriga vazia, vai querer comprar tudo e vai acabar gastando mais dinheiro com coisas que eventualmente não precisaria.

4. APROVEITE Os PRAZOS DE VALIDADE

Esteja atento e aproveite os prazos de validade. Se olharmos para os supermercados atualmente, grande parte possui um ou dois corredores com produtos no fim do prazo de validade. Planeje de acordo com o seu consumo dos próximos dias e aproveite para poupar nas compras.

5. APROVEITE OS CUPONS/PROMOÇÕES

Com a crise, a febre dos cupons e das promoções ganhou terreno. Hoje em dia todos os mercados têm promoções constantes ou cupons que dão descontos. Esteja atento e não deixe passar estas oportunidades.

6. ARMAZENE

Utilize o congelador e armazene a comida. Evita ir tantas vezes ao supermercado e cair na tentação de trazer coisas que não precisa.

7. CONFIRA O CUPOM FISCAL

Confira sempre o cupom fiscal. Muitas vezes há enganos e determinados produtos podem ser registados duas ou mais vezes. É importante que não deixe passar estas coisas.

8. VÁ SOMANDO OS ITENS

É algo que dá trabalho mas é muito útil. Se for somando os valores dos itens que esta colocando no carrinho, é possível ter uma noção do valor total da conta. É uma ferramenta fundamental para controlar gastos.

9. COMPRAS PELA INTERNET

A internet aproximou vendedores e compradores. Agora, é possível fazer compras do outro lado do mundo de produtos com tanta ou ainda mais qualidade do que aqueles que encontramos pelo nosso país, estado ou cidade. E muitas vezes mais baratos!

10. COMPARE OS PREÇOS

Uma das melhores formas de poupar nas compras começa em encontrar o melhor preço disponível no mercado. 

 

Curta esse post e conte para nos comentários nós o que achou 💙

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você