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2020 Chegou, abalou!! E como sua empresa pode continuar a crescer??

2020 Chegou, abalou!! E como sua empresa pode continuar a crescer??

Contrariando muitas expectativas, 2020 tem sido um ano desafiador, estamos gerindo o efeito de um cisne negro (evento de baixíssima probabilidade de acontecer e com altíssimo impacto). Confirmando uma certeza da gestão: a MUDANÇA. As pessoas, o ambiente de negócios, as empresas e a sociedade mudam e cada vez mais rápido.

Uma questão imprescindível para esse momento é entender: QUAL É A NECESSIDADE DO CLIENTE?

Um exemplo interessante para deixar isso mais claro, é que as pessoas sempre precisaram de luz, primeiro resolveram isso com o fogo em fogueiras, depois velas, em seguida lampiões, motores a combustão até chegarmos na energia elétrica por redes de transmissão.

Você pode observar nesse exemplo que os produtos e os modelos de negócios foram sendo substituídos, mas a necessidade das pessoas é a mesma, a luz.

É interessante observar que o foco dos negócios e da proposta de valor não é o produto ou o modelo de negócios, mas sim a necessidade do cliente e como ela será resolvida.

E isso nos leva a questão, que as mudanças nos negócios estão muito relacionadas às mudanças de comportamentos das pessoas e em como a necessidade delas pode ser atendida de uma maneira mais fácil, econômica e rápida. Diante disso, surge mais uma pergunta:

Como vou preparar meu negócio para atender às mudanças de comportamentos dos meus clientes?

Preparei um resumo de um autodiagnóstico para você responder sobre sua empresa em relação aos seu preparo para novas demandas. Você deve colocar notas de 1 a 5 para cada uma das afirmações, sendo que 1 você não tem nenhuma ação nesse sentido e 5 você executa excelentes práticas de mercado nesse item:

Esse autodiagnóstico nos ajuda a entender em que está o nosso foco nas práticas de gestão e quais ações estamos implantando diante de novas demandas. Em relação a isso, quero destacar dois tópicos que se relacionam, mas não são sinônimos: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e INOVAÇÃO.

A transformação digital é o processo de uso de tecnologias para alcance de resultados melhores. Em todos os processos da empresa, o uso de tecnologias, como sistemas e equipamentos mais automatizados reduzem tempo, geram ganho de produtividade e aumentam a facilidade na obtenção de dados para análise. Se você ou sua empresa ainda não planejaram como implantar transformação digital, separe um tempo para esse tópico. Se você já tem sistemas e operações automatizados, dedique-se a análise das informações para que sua tomada de decisão seja melhor.

O segundo tópico é inovação, que é criar algo novo que gere negócios. Gosto de resumir, falando que inovar é resolver o problema ou a necessidade do cliente de uma maneira diferente e que o cliente perceba vantagens nesse modelo novo em relação ao atual. A inovação é uma grande necessidade para os nossos negócios, porque é por meio dela que o negócio se torna longevo e sustentável.

O entendimento da necessidade do cliente e a adequação do seu negócio para isso é uma excelente oportunidade que a sua empresa tem se adequar e continuar a crescer.

Por fim, quero deixar algumas dicas para você que vai fazer um plano para preparar o seu negócio para crescer:

  1. Esteja próximo dos seus clientes e os conheça profundamente: acompanhar as mudanças dos clientes, ajuda a entender melhor as novas necessidades deles
  2. Tenha dados e os transforme em informação: há uma frase “os dados são o novo petróleo”, é imprescindível que você tenha dados sobre todas as áreas do seu negócio e que suas decisões sejam baseadas neles.
  3. Tenha uma agenda de acompanhamento de tendências e novas práticas do seu seguimento e de outras áreas: a inovação muitas vezes nasce da adaptação de práticas de outros seguimentos ou outras empresas à sua. Então acompanhe as redes sociais de empresas que te interessam e que são referência não só no Brasil, mas também no mundo.
  4. Planeje a implantação de novas práticas de gestão na sua empresa: as mudanças na empresa precisam ser planejadas e gerenciadas, para que elas sejam efetivas. Muitas mudanças importantes não geram resultado por falta de planejamento ou de acompanhamento.

 

Vamos continuar interagindo também pelas minhas redes sociais:

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Elaine Sefrian Peinado
Elaine Sefrian Peinado Seguir

Administradora, MBA Executivo Internacional (FVG/UCI-CA) e Mestre em Administração. Empresária, consultora, treinadora e mentora na 3W Inteligência Empresarial.

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