[ editar artigo]

3 atitudes de gestão financeira que todo empreendedor precisa ter

3 atitudes de gestão financeira que todo empreendedor precisa ter

Muitos empreendedores, na euforia e na emoção de abrir um negócio próprio, acaba-se por não prestar atenção em atitudes de gestão financeira.

Desse modo, muitas empresas que teriam tudo para dar certo e ser referência em suas áreas, acabam naufragando na praia. É o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que nos mostra que de cada 100 empresas brasileiras que iniciam suas atividades no país, 48 acabam não indo a diante e fecham as portas em menos de 3 anos.

No entanto, é possível reverter esse processo com uma boa gestão financeira. Desse modo, se você deseja se aprofundar mais no assunto, confira 3 atitudes de gestão que todo empreendedor precisa ter. Acompanhe!

1. Alinhe o time aos objetivos financeiros da empresa

Não adianta, por mais que queiramos fazer tudo do nosso jeito, muitas vezes, ou quase sempre, não conseguimos acompanhar toda as áreas da empresa. Isso é óbvio, tendo em vista a complexidade e o próprio tamanho do negócio.

Desse modo, uma das práticas mais eficazes para elevar a inteligência estratégica de um empreendimento é o trabalho em equipe. É por meio desse trabalho que a administração financeira é executada de maneira racional, com uma equipe coordenada e alinhada com o espírito e os objetivos da empresa.

2. Mantenha um comportamento disciplinado

Há muito uma máxima ronda os escritórios de gestão: disciplina é liberdade. Nada poderia ser mais certeiro do que esse pensamento, tendo em vista que só com uma rotina organizada que se pode alcançar a independência e a gestão consciente.

Nesse sentido, a disciplina é a única capaz de alinhar tarefas complexas, horários apertados e controle rígido das finanças. A ordem é o único caminho para que nada se perca no caminho.

3. Foque no fluxo de caixa

Engana-se quem pensa que controlar o fluxo de caixa é apenas acompanhar as entradas e saídas. O fluxo de caixa não é um vão de passagem, mas sim uma das ferramentas mais efetivas na elaboração de relatórios que nos mostre a estratégias mais eficazes para o crescimento e aprimoramento da empresa.

É por meio do acompanhamento inteligente do fluxo de caixa, observando contas a pagarcontas a receberlucros obtidos e projetados, juros e demais taxas que o empreendedor tem um estado geral de como vai a saúde financeira de sua empresa.

Gostou das atitudes básicas de gestão financeira? Entre em nosso blog e fique por dentro desse e de diversos outros assuntos do seu interesse!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Tiago Vicente
Tiago Vicente Seguir

Tiago Vicente é CEO e fundador do Controlle, solução para gestão financeira de pequenas empresas. Fundou também o Organizze, o principal aplicativo de finanças pessoais do país.

Ler conteúdo completo
Indicados para você