[ editar artigo]

3 DICAS PARA SOBREVIVER A PANDEMIA

3 DICAS PARA SOBREVIVER A PANDEMIA

A pandemia chegou e abalou as estruturas do mercado de uma forma nunca antes vivenciadas pelas gerações atuais. Estudiosos dizem que a última vez que houve um quadro econômico tão grave na história, foi logo após a Primeira Guerra Mundial (um século atrás!). Desde o início da pandemia até julho já tinham fechado mais de 716.000 empresas no país, segundo uma pesquisa do IBGE, em sua grande maioria pequenos negócios. Um número alarmante que só tende a crescer!

Neste artigo eu comento 3 soluções que podem te ajudar a sobreviver, se transformar digitalmente, e acessar mercado na pandemia.

Neste momento de recessão mundial, é essencial que as pessoas e os negócios se reeduquem financeiramente. Enquanto não soubermos por quanto tempo esta crise irá durar, nem quais impactos ela trará efetivamente ao nosso cotidiano, cortar custos e estudar mais sobre o mercado será não apenas uma demanda, mas uma necessidade dos cidadãos em todos os países.

Se formos buscar na literatura ou na experiência de grandes gestores, em momentos de crise se dá melhor quem consegue reduzir custos. Segundo pesquisa da McKinsey que acompanhou mais 600 CEOs durante 10 anos, uma das 3 principais características dos melhores CEOs do mundo é um apetite voraz por cortar gastos desnecessário sem deixar de executar com excelência.

Com isso em mente, aqui vão as minhas dicas:

1 - Calcule o preço correto para os seus produtos e serviços

Ajustar gastos e reprogramar o controle financeiro é essencial para enfrentar momentos de crise. Uma forma importante de fazer isso é calcular o valor correto a ser cobrado pelos produtos e serviços que você oferece. Pra essa etapa eu indico utilizar o Preço Fácil

Um sistema criado pelo Sebrae para ajudar você a definir preços de forma correta ao mesmo tempo que te coloca a par de todos os conceitos. Com essa ferramenta você pode simular os preços mais competitivos para o seu caso, ao mesmo tempo que garante a competitividade quando comparado aos concorrentes.

2 - Digitalize e automatize tarefas

Com certeza dentro do seu negócio existem várias atividades que fazem parte do seu dia a dia e que são feitas de forma automática por quem as realiza. Algumas tão automáticas que ninguém pára para pensar que já existem soluções (gratuitas) que podem facilitar muito a realização dessas ações. Pensando nisso o Sebrae lançou durante a pandemia a #Toolbox Sebrae. Uma curadoria de informações e serviços que podem agregar valor para o seu negócio, como tecnologia, aumento de produtividade, comunicação mais assertiva, e outros. 

Dentro deste site você pode encontrar um monte de ferramentas (gratuitas) que podem automatizar/melhorar/digitalizar as atividades do seu negócio. Vale a pena fazer uma reflexão e ir buscar algumas soluções por lá. 
Obs: tem até uma categoria de bem-estar (muito importante para o agora)

Obs2: Existe também um pdf com as principais soluções.

3 - Busque formas de acessar mais clientes e mercados

Olhe para o seu negócio e tente entender como o seu cliente:

  • Fica sabendo que você existe;
  • Avalia se a sua solução é a que ele procura;
  • Efetua a compra;
  • Recebe o valor que você entrega;
  • Se relaciona com sua empresa no pós venda.

Bastante coisa para ficar atento né? Você provavelmente já tem isso bem definido dentro do seu modelo, mas agora com a pandemia, você teve que se reinventar, e provavelmente, busca aumentar os canais e as vendas.  

Uma forma de acessar mais mercado e novos clientes, tendo em conta que todos os pontos acima serão contemplados, é vender através de um marketplace. Um marketplace é uma espécie de shopping virtual, onde você pode se cadastrar para ser um vendedor. O interessante é que esse shopping geralmente garante um tráfego maior de pessoas do que se você fosse montar sua loja virtual própria, e também é mais rápido de se cadastrar. Claro que isso tem um custo, e é bem importante ter todos os valores bem calculados.
Para isso eu indico o Guia de Marketplaces, uma ferramenta que auxilia empresários na escolha da melhor plataforma virtual de venda, de acordo com o perfil do seu negócio. 

Neste site você encontra informações , artigos e podcasts sobre o tema, que podem te ajudar a se inserir (ainda mais) no mundo digital.

 


E você? Tem alguma dica legal para compartilhar que nos ajude a reduzir custos, ser mais eficientes, ou vender mais? Deixa nos comentários e vamos continuar esse papo =)

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Mauricio Reck
Mauricio Reck Seguir

Consultor de Inovação no Sebrae/PR & CEO na UNA Smart!

Ler conteúdo completo
Indicados para você