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3 passos para definir o preço de um serviço

3 passos para definir o preço de um serviço

O processo de formação de preço é a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos. 

Neste post você vai aprender em três passos, como definir o preço para o setor de serviços.

 

Passo 1: despesas e custos

Para formar o preço, é essencial listar todas as despesas e custos envolvidos na prestação do serviço. Também é necessário, saber o tempo médio para a realização de cada atividade, e, consequentemente, o custo por hora.

Portanto, isso significa que nessa primeira etapa devem-se definir três fatores:

  • Custo dos Materiais: Custo dos Materiais necessários para fornecer o serviço.
  • Custo do Trabalho: valor do trabalho para prestar um serviço, calculado com base no salário em função das horas necessárias para completar o serviço.
  • Despesas Fixas (DF): são os gastos indiretos para a prestação de serviços, como por exemplo, o aluguel, energia, etc.

A melhor forma de visualizar esses conceitos e aprender como definir o preço de um serviço é utilizando um exemplo prático.

Assim, imagine que você vai definir o preço de pintura de veículos. Para prestar esse serviço, a empresa tem os seguintes gastos:

  • Custos Variáveis (CV): jateamento de areia, massa, lixa, tintas e mão de obra;
  • Despesas Fixas: aluguel, energia elétrica, internet, água.

Dessa forma, é preciso identificar quanto o serviço consome dos custos. Por exemplo, quanto de jateamento é necessário, a massa empregada, uso das tintas etc.

Aqui, o método mais utilizado para se saber o custo do serviço  é o de CUsteio por Absorção, também chamado Custeio Integral ou Custo Integral. Ele recebe esse nome exatamente por absorver os Custos Fixos no custo final de cada serviço. O objetivo é garantir que cada serviço absorva uma parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à sua prestação.

 

Passo 2: Margem de Contribuição

Neste passo, é necessário fazer uma estimativa da quantidade de serviços mensais prestados. Para isso, existem duas alternativas:

  • Se o seu negócio é novo, você pode estabelecer esse número baseado na observação da concorrência.
  • Caso seu negócio esteja estabelecido, use seus dados de vendas e faturamento para definir a média mensal de serviços prestados.

Atenção! A quantidade de serviço mensal estipulada deve ser o mais precisa possível.

Uma vez que esse número foi definido, é necessário estabelecer a Margem de Contribuição. Isto é: quanto do valor do serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os custos e Despesas Fixas e, ainda, gerar lucro.

Portanto, caso o valor final encontrado esteja muito fora do preço de mercado é porque a margem de contribuição está muito baixa ou muito alta. Em um bom cenário, em que as previsões do número de serviços de pintura estejam certas, você terá lucro.

Mas nem sempre é assim. Então, é importante saber um outro conceito: o de Ponto de Equilíbrio (PE) .

 

Passo 3: Ponto de Equilíbrio

O Ponto de equilíbrio, também chamado de Ponto Crítico de Vendas ou Break-Even-Point, mostra o mínimo necessário de serviços para cobrir todos os custos e despesas da empresa.

A fórmula para encontrarmos o Ponto de Equilíbrio (PE) é: Despesas Fixas (DF) divididas pelo resultado da subtração do preço final do serviço (P) e dos Custos Variáveis (CV).

PE = DF / (P-CV)

Agora que você sabe como definir o preço de um serviço, trate de ajustar o valor que cobra de seus clientes e descubra quanto precisa vender para ter o lucro mensal que deseja!

A precificação de produtos e serviços é fundamental para a gerir a sua empresa. 

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Fonte de inspiração: Treasy.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
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Consultora do SEBRAE/PR | MBA em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos

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