[ editar artigo]

5 dicas para mercado de ações para iniciantes

5 dicas para mercado de ações para iniciantes

Aqui neste artigo, você irá aprender quais os principais fatores, análise técnica, a se ter em mente quando não possui experiência ao começar a investir em ações, nesse tipo de investimento seja renda variável ou renda fixa uma análise técnica é de suma importância.

É surpreendente quantas pessoas querem aprender a investir, mas por vários motivos não se atrevem a fazê-lo, seja em algo mais simples como carteira de aplicações, quanto no mercado de ações. Também é muito comum encontrar pessoas que são incentivadas a dar o primeiro passo, ou acabam desistindo no caminho sem atingir seu objetivo.

Deseja mudar de vida e atingir seus objetivos financeiros através de investimentos no mercado de ações? Confira as dicas a seguir e onde o perfil de investidor de pessoas iniciantes no mercado financeiro de ações, é aconselháveis procurar um corretoras de valores e aprender tudo sobre a política de privacidade, e mais sobre comprar ações ou vender.

Dicas para aprender a investir no mercado de ações para iniciantes

O principal fator a ter em mente quando se trata do investimento no mercado de ações, é que este se trata de um caminho que leva tempo, pode ser difícil, mas é lucrativo e vale à pena.

Com essas 5 dicas para aprender a investir no mercado de ações, podemos ajudar os novatos a iniciar nesse caminho da forma correta, com maiores chances de sucesso:

Dica nº 1: aprenda a investir com os melhores

É importante saber separar o joio do grão. A mídia, especialmente a internet, está cheia de falsos gurus de investimentos que vendem maneiras infalíveis de investir no mercado de ações e ganhar muito dinheiro em um curto espaço de tempo. A maioria, senão todos, são charlatães que ganham a vida vendendo livros e cursos inúteis a preços exorbitantes.

Para saber quem são os melhores, devemos nos voltar para a rentabilidade histórica de seus investimentos. Warren Buffett, Peter Lynch, David Einhorn, Phillip Fisher, os gerentes da Bestinver... Todos eles obtiveram ótimos retornos sobre seus investimentos, tornando ricos muitos acionistas e participantes de seus fundos que confiaram neles por muito tempo.

Você pode ganhar muito em um ano se tiver sorte, mas o valor de um investidor é comprovado no longo prazo.

O que a maioria dos melhores investidores tem em comum? Quem investe em ações de longo prazo segue a filosofia de value investing. Eles não negociam intradiário, analisam gráficos ou investem em derivativos altamente alavancados.

Dica 2: Leia muito e pesquise por conteúdo de qualidade

Assim que tivermos certeza de que aprenderemos com os melhores, ou seja, que aprenderemos a investir de acordo com os fundamentos do investimento em valor, devemos começar a trabalhar. Para fazer isso, a melhor maneira é ler muito. Mas ler qualquer livro sobre finanças e ações não basta, devemos buscar conteúdos de qualidade. Existem três fontes principais de conteúdo que não devemos descartar:

Livros: a fonte básica de sabedoria. Sempre é recomendado começar com "The Intelligent Investor" de Benjamin Graham, onde os fundamentos do investimento em valor são estabelecidos, ensinando-nos a pensar como um investidor empreendedor.

Você pode pesquisar o contato de livrarias ou acessar sites que vendam os livros mais recomendados sobre o mercado de ações, os quais devem ser de autores conceituados no mercado e investidores.

Blogs: Hoje temos a sorte de ter este grande recurso gratuito à nossa disposição. Há diversas páginas na internet exclusivas sobre o tema, inclusive com depoimentos e entrevistas de famosos investidores do mercado de ações.

Redes sociais para investidores: Esta é uma fonte de informação que também não podemos descartar. Atualmente, há algumas redes sociais para investidores que são muito úteis, bem como, LeadR, ClubeHouse, Vexter, entre outras.

Dica nº 3: Seja paciente

Antes de começar, você precisa saber que aprender a investir leva tempo, muito tempo. Além do mais, investir é uma arte que exige um aprendizado contínuo que dura a vida toda.

A arte da inversão tem uma curva de aprendizado muito semelhante à de uma arte marcial. Você pode aprender o básico rapidamente, mas leva uma vida inteira para ser um verdadeiro professor e o processo de aprendizagem nunca termina.

Dica nº 4: Aplique a teoria

Ter uma base teórica sólida é essencial para aprender a investir. No entanto, a prática não pode ser deixada de lado. É necessário compensar o aprendizado teórico com o prático. Por exemplo, você pode começar olhando as apresentações de resultados e contas anuais de algumas empresas listadas para se acostumar com o tempo e que para que não seja difícil analisar as empresas em profundidade no futuro analise via whatsapp

Dica 5: Seja consistente

Para aprender a investir na bolsa de valores, como na alimentação, na prática de exercícios físicos ou nos estudos, a perseverança é fundamental. Como disse o poeta romano Ovídio:

A gota d'água perfura a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua constância.

Minha recomendação é estabelecer um roteiro com objetivos específicos. Por exemplo, analise uma empresa todos os meses ou leia um livro a cada 2 meses.

O importante é que esses objetivos sejam precisos, gerenciáveis ​​e adequados ao nosso tempo.

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você