[ editar artigo]

5 dicas para reduzir os Custos Fixos da sua empresa!

5 dicas para reduzir os Custos Fixos da sua empresa!

Nesse momento de pandemia e com a economia estagnada, a maioria das empresas atravessam dificuldades. Com o faturamento diretamente afetado, os empresários precisam ser prudentes e criativos ao lidar com os gastos. Portanto, conhecer e saber como reduzir os custos fixos na empresa é fundamental. 

Você vai notar que as 5 dicas para a redução de custos fixos na empresa
 são bastante intuitivas, mas, mesmo assim, deve-se estudar os impactos dessas reduções na qualidade dos produtos, serviços ou processos envolvidos. Mas, se bem observadas, poderão possibilitar uma diferença significativa no caixa da empresa.
 

1- Telefonia e internet 

Esses são dois custos fixos (dependendo do ramo da empresa) essenciais para
qualquer negócio funcionar hoje em dia. Será que é possível gastar menos nessas contas ?  A resposta é sim! É preciso analisar as necessidades (qual a velocidade
de internet que precisa? Realizar pesquisas de planos que se adequem. Não deixe de analisar as opções disponíveis em várias operadoras. Dê preferência ainda a planos corporativos, que são opções mais econômicas. Ainda é possível utilizar a tecnologia a seu favor: você pode optar por ligações por aplicativos como WhatsApp, Skype ou outra ferramenta tecnológica, mas cuidado para que essas alternativas não encareçam muito sua internet. Faça as contas e compare qual opção será mais vantajosa.
 

2- Contas de água e energia

Essas contas costumam ter valores bastante significativos e também são essenciais. Por isso, diminuir seus valores é considerado um dos bons exemplos de redução de custos nas empresas. É possível diminuir os custos investindo em torneiras e descargas mais econômicas, substituir as lâmpadas incandescentes pelas de LED ou
fluorescentes, além de desligar aparelhos não utilizados, como impressoras e
monitores (evite deixá-los em stand by) ou até mesmo instalar sensores que
ativam a luz somente quando há alguém no ambiente.
 

3- Terceirize serviços e diminua o Imobilizado

A terceirização é uma prática corriqueira no dia a dia empresarial. Adotar tal medida pode gerar resultados positivos em uma gestão administrativa, já que ocorre redução de alguns custos fixos e pode aumentar a produtividade.

Analise corretamente o funcionamento de sua empresa e encontre quais funções podem ser terceirizadas- limpeza e segurança são alguns dos casos mais comuns.
 

4- Tarifas bancárias

Procure renegociar possíveis  tarifas bancárias com o seu banco. Essa pode ser uma alternativa para diminuir um custo fixo muitas vezes despercebidas.
 

5- Ajuda da equipe

Por fim,  informe sua equipe sobre essa necessidade. Juntos, os colaboradores podem colocar em prática várias outras idéias e formas para auxiliar na redução desses custos.

Reduzir custos fixos é um poderoso aliado rumo ao sucesso empresarial. 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você