[ editar artigo]

5 Erros cometidos nas finanças do seu negócio

5 Erros cometidos nas finanças do seu negócio

Muitas empresas, caminham no escuro quando não tem as informações sobre suas finanças, e assim ficam sem dados para dar subsídios a tomada de decisão.

 

Por isso, é importante evitar os cinco erros abordados abaixo:

 

1 - Não ter uma reserva financeira

São muitos os casos de empresas que não se planejam e não tem uma reserva financeira, e isso pode comprometer a empresa, quando surge uma emergência, crise, ou mesmo a pandemia que estamos vivendo neste momento. Vivemos em um mundo de incertezas e instabilidade, que necessita uma boa reserva financeira para estarmos preparados para as adversidades.

 

2 – Misturar finanças pessoais e empresariais

Esse erro acontece muito nos pequenos negócios, onde não se tem um controle sobre as finanças pessoais e da empresa. Esse erro vai deixar as informações muito confusas, pois não se saberá quanto vendeu, quanto sobrou, ou qual foi o lucro.

 

3 – Não calcular o custo e preço de venda corretamente

Sabe quando você não sabe onde foi parar o seu lucro? Isso ocorre quando os custos e valores de venda não foram bem calculados. É importante saber calcular ambos corretamente, para que se tenha lucro e margem de contribuição suficiente para pagar os custos variáveis, fixos e o lucro.

 

4 – Não registrar os gastos

Quando você não registra todos os gastos que você teve no seu negócio, você acaba cometendo outro erro, o erro do item 5: Acaba não sabendo qual foi o seu lucro. E aí fica difícil né? Então é bem importante registrar tudo para calcular o lucro depois.

 

5 – Não saber o seu lucro

Se você não sabe o seu lucro, então qual a razão de trabalhar e investir em energias em algo que você nem sabe se está dando retorno?  É importante ao final do período fazer o DRE para saber qual foi o resultado do mês. Se não teve resultado, talvez seja o momento de reestruturar algumas questões do seu negócio. Importante realizar um diagnóstico com um profissional para encontrar e corrigir o erro.

 

Agora que você já conhece os erros que podem acontecer no seu negócio, é hora de corrigi-los, aqui na comunidade de finanças e tributos, você irá encontrar todas as ferramentas que precisa para não os cometer!!

Dúvidas? Deixe o seu comentário!

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você