[ editar artigo]

6 Habilidades indispensáveis para um gestor financeiro!

6 Habilidades indispensáveis para um gestor financeiro!

A lista de habilidades de um gestor financeiro não são poucas. Em contrapartida, adquirir esses conhecimentos certamente vai fazer de você um dos profissionais mais requisitados do mercado.

Praticamente todo empresário, diretor ou gerente tem o mesmo objetivo para o negócio: manter os custos sob controle e maximizar os ganhos. Para realizar essa tarefa desafiadora em um mercado tão acirrado, as habilidades de um gestor financeiro se tornam essenciais.

Esse é o profissional que vai supervisionar as atividades de controladoria, gestão de custos, planejamento tributário, entre outras. Todas elas são fundamentais para garantir a rentabilidade e a idoneidade da companhia.

Por isso, as exigências para o cargo não costumam ser baixas. A boa notícia é que um bom profissional nessa área é muito valorizado pelo mercado. Está pensando em se tornar um deles? Então, confira agora as 7 habilidades indispensáveis para um gestor financeiro!

1. Capacidade analítica

É impossível falar em finanças sem mencionar números, relatórios e balanços. Portanto, a primeira característica do gestor financeiro é a capacidade de analisar esses dados e extrair conclusões rapidamente.

Nesse sentido, o raciocínio lógico e a capacidade analítica serão grandes amigos do profissional que escolher essa área. Com essas habilidades, ele será capaz de usar os dados para tomar decisões rápidas e acertadas, o que é essencial para uma área dinâmica como o departamento financeiro.

2. Perfil de liderança

Entre as habilidades de um gestor financeiro, perfil de liderança não é uma exclusividade de quem quer trabalhar no setor, mas vale para qualquer profissional que deseja gerenciar uma equipe.

O perfil de liderança vai garantir um bom relacionamento com a equipe e inspirar neles o desejo de renderem o máximo possível e contribuir para a equipe.

3. Foco nos resultados

Nem preciso dizer que o gerente financeiro carrega uma grande pressão por resultados e, frequentemente, tem diversas metas a serem alcançadas. Por esse motivo, um bom gestor financeiro precisa ser capaz de manter o foco nos resultados, independentemente de eventuais contratempos.

Isso significa que esse gestor precisará medir e acompanhar os resultados pessoais e da equipe constantemente e, sempre que necessário, atuar para minimizar os erros e maximizar os acertos.

4. Habilidade em comunicação e negociação

É bem provável que não exista uma única área em um negócio que eventualmente não tenha que lidar com o gestor financeiro. Isso porque qualquer atividade, investimento, pagamento, recebimento ou projeto precisará de recursos financeiros mais cedo ou mais tarde.

Nesse contexto, boas habilidades de comunicação e de negociação também são cruciais para um gestor. Isso vale tanto para lidar com os colegas quanto para tratar com clientes e fornecedores.

Manter bons relacionamentos com eles e conseguir negociar sempre que necessário vai facilitar a vida do gestor financeiro e trazer resultados melhores para ele e para o negócio.

5. Habilidades na área econômica

Pensando em um cenário mais amplo, noções básicas de economia ajudarão o gestor financeiro a observar os movimentos do mercado e a entender como eles influenciam o negócio.

Conhecer de custos, tributos, formação de preço também é essencial, esses conhecimentos podem respaldar decisões estratégicas, que ajudarão o negócio a se manter alinhado com o mercado.

6. Atualização sobre tendências e mudanças na área financeira

Por fim, um bom gestor financeiro é aquele que entende que conhecimento nunca é demais. Existe sempre algo para ser aprendido e mudanças para serem acompanhadas. Por isso, o gestor precisa ficar de olho e se manter atualizado.

O gestor financeiro, como qualquer outro profissional, precisa se motivar para buscar melhorar constantemente, aprender sempre e almejar o crescimento pessoal. Com esse perfil, o profissional tem tudo para se destacar e ser visto como uma peça importante do negócio.

Portanto, a lista de habilidades de um gestor financeiro não é pequena. Em contrapartida, adquirir esses conhecimentos certamente vai fazer de você um dos profissionais mais requisitados do mercado.

E então, gostou de conhecer mais sobre as habilidades necessárias para um gestor financeiro? Comente e compartilhe o texto nas suas redes sociais.

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler matéria completa
Indicados para você