[ editar artigo]

A contabilidade pode salvar seu negócio! TEMA: Quociente de Capitalização:

A contabilidade pode salvar seu negócio!
TEMA: Quociente de Capitalização:

Sim, a contabilidade é a única ciência que pode salvar seu negócio e não estou exagerando!

Se quando você ouve falar em contabilidade ainda pensa naquele senhorzinho atrás de uma mesa com uma pilha de papéis e uma xícara de café na mão, você provavelmente está visualizando um modelo de contabilidade de mais de 10 anos atrás.

Tão importante quanto qualquer outro departamento da sua empresa, a contabilidade serve para que você possa tomar as melhores decisões, te permitindo enxergar a situação real do seu negócio, possibilitando projetar o seu futuro. Isso não é um bicho de 7 cabeças como aparenta ser

Atualmente os escritórios de contabilidade vem se atualizando cada vez mais, aplicando ferramentas de tecnologia a ponto de conseguir gerar dados tão eficientes e tão efetivos para o seu negócio que talvez você nem possa imaginar.

Uma dessas informações está relacionada a capacidade de dimensionar se as vendas da empresa estão sendo suficientes ou não para manter as operações ou ainda, verificar se não há um excesso de vendas que possa estar prejudicando o seu negócio.

Este conceito chamamos de Quociente de Capitalização. Veja abaixo como o professor César de Abicalaffe explica esse conceito:

“O QUOCIENTE DE CAPITALIZAÇÃO mostra a evolução da relação entre o crescimento das vendas efetivas e o crescimento do patrimônio líquido. Um descompasso entre a evolução das Vendas e a evolução do PL pode desembocar em duas situações muito perigosas para a empresa: o “overtrading” – excesso de crescimento das vendas frente ao crescimento do PL, indicando excesso de vendas com margens inadequadas.; e o “undertrading” – pouco crescimento das vendas frente ao crescimento do PL, indicando poucas vendas e com margens inadequadas.

O desequilíbrio surge tanto no excesso ou na falta de vendas com margens adequadas, assim como com retiradas ou capitalização em excesso.”

Para calcularmos o Quociente de Capitalização nós dividimos o percentual de crescimento das vendas de um ano para o outro pelo percentual de crescimento do Patrimônio Líquido, também de um ano para outro.

Exemplo de cálculo:

Valor das Vendas no Ano 2017 = 4.057

Valor das Vendas no Ano 2018 = 5.218

Valor das Vendas no Ano 2019 = 8.672

% Crescimento Vendas de 2018 em relação a 2017:

(5.218/4.057)-1 = 29

% Crescimento Vendas de 2019 em relação a 2018:

(8.672/5.218)-1 = 66

 

Valor do Patrimônio Líquido em 2017: 915

Valor do Patrimônio Líquido em 2018: 1.460

Valor do Patrimônio Líquido em 2019: 2.758

 

% Crescimento do Patrimônio Líquido em 2018 em relação a 2017:

(1.460/915)-1 = 60

% Crescimento do Patrimônio Líquido em 2019 em relação a 2018:

(2.758/1.460)-1 = 89

 

Quociente de Capitalização de 2018:

29/60 = 0,48

Quociente de Capitalização de 2019:

66/89 = 0,74

Continuando com a explicação do Prof. Abicalaffe:

“Se o Quociente de Capitalização aumentar constantemente significará que o incremento das vendas não está correspondendo a um incremento do Patrimônio Líquido, que poderá ser causado por vendas com prejuízo ou pela retirada dos lucros não propiciando a capitalização.

Acima de 1 = risco de “Overtrading”; abaixo = “Undertrading”.

Após identificado esse índice, você poderá verificar quais ações poderão ser tomadas e decidir o que fazer para que o seu Quociente de Capitalização esteja sempre mais perto do 1.

E aí, já conhecia essa análise? Sabe qual é o remédio para esse diagnóstico?

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Michael Pieri
Michael Pieri Seguir

Eu sou Contador, sócio de um escritório de contabilidade mas também tenho outros negócios e interesses conectados ao ambiente empresarial, tecnológico e comercial. Atuo como consultor de negócios e ajudo empresas através da contabilidade consultiva.

Ler conteúdo completo
Indicados para você