[ editar artigo]

A importância de estudar sobre Finanças

A importância de estudar sobre Finanças

Se você pensa em abrir um negócio ou já é empresário, entender sobre finanças é fundamental!

De acordo com uma pesquisa do Sebrae 77% dos empreendedores individuais que faturam até R$81 mil por ano, nunca fizeram um curso ou treinamento em finanças. Essa falta de conhecimento é um dos principais motivos que levam os negócios a fecharem as portas.

Pessoas que estudam finanças tendem a ter um pensamento diferenciado sobre o dinheiro. Conseguem usar de forma correta, poupar e ainda investir.

 Não importa o segmento do negócio, um bom preparo em gestão financeira atingirá todos os setores da empresa, já que qualquer plano de crescimento está atrelado ao domínio de conhecimentos essenciais da área.

Um negócio não cresce simplesmente por causa do lucro que gera, mas pelo que você faz com os resultados que conquista. Não adianta criar campanhas que geram grandes resultados, se você não sabe como transformá-los em uma sequência de crescimento permanente.

A prosperidade de um negócio está diretamente relacionada a pelo menos 5 fatores básicos:

  • Planejar médio e longo prazo
  • Ter clareza sobre os fluxos financeiros do negócio
  • Investir
  • Buscar por novas oportunidades
  • Metas

E a chave para tudo isso é o CONHECIMENTO.

O conhecimento em finanças permite que você defina suas estratégias sempre que for necessário.

Uma boa gestão financeira, permitirá saber o momento certo de fazer investimentos significativos, como compras, reformas, aquisições e expansões, por exemplo. Saber traçar estratégias de marketing e vendas bem alinhadas com sua estrutura, que tragam equilíbrio para seu negócio.

Enquanto gestor, são suas ações que decidem a alocação de recursos da empresa, uma responsabilidade que requer noções sólidas de finanças.

Deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo! 😊

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você