[ editar artigo]

A importância do PIS nas finanças pessoais

A importância do PIS nas finanças pessoais

Quer saber porque o PIS tem um papel essencial nas finanças pessoais? Então continue lendo este artigo.

Antes de tudo, é importante conhecermos um pouco mais sobre o assunto em si. Portanto confira a seguir, qual o significado de PIS e como ele funciona.

O que é o PIS e como ele funciona

PIS é a sigla para Programa de Interação Social. Criado segundo a Lei Complementar n° 7/1970 e de responsabilidade da Caixa Econômica Social como distribuidor, é um Programa que beneficia milhares de brasileiros que trabalham no setor privado.

Para receber o benefício, é preciso ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano base; além de ter ganho, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês;

Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e claro, a empresa deve informar corretamente os dados do trabalhador ao órgão.

O valor pago ao segurado pode chegar até um salário mínimo (no caso de 2020 - R$ 1.045). Entretanto esse valor só é dado aos trabalhadores que estiveram ativos durante 12 meses no ano base.

Se o segurado trabalhou apenas um mês, irá receber proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo, e assim por diante.

Para receber o benefício basta comparecer com o cartão cidadão e senha cadastrada a uma das agências da Caixa Econômica Federal e sacar o auxílio no caixa eletrônico ou até mesmo nas lotéricas.

Qual a importância na vida dos segurados

Além de beneficiar muitas pessoas ques estão de acordo com os requisitos mínimos do programa, o PIS também ajuda a economia girar, pois, com mais dinheiro no bolso dos trabalhadores, mais oportunidade de compra e venda de produtos.

Programas Sociais

Com o cadastro feito no PIS, o segurado recebe o Cartão Cidadão, por onde será possível sacar o auxílio de diversos programas do governo como o FGTS, o seguro desemprego ou aposentadoria por exemplo.

Medicamentos

O PIS é importante não só para os segurados que recebem o benefício mas também para as indústrias farmacêuticas, farmácias, fornecedores e todos que pertencem a esse nicho.

Muitas pessoas não sabem desse fato, mas, atualmente, todos os medicamentos têm uma lista definida antes de sair da indústria farmacêutica.

A indústria farmacêutica tem a obrigação de cadastrar os medicamentos antes de lançá-los para o público.

Essa lista, funciona como forma de tributo para as farmácias, e é dividida em: Lista Positiva, Lista Negativa e Lista Neutra. Entenda melhor a seguir.

Lista Positiva: Significa que o medicamento é isento de PIS/COFINS e não possui nenhum efeito.

Lista Negativa: Significa que o medicamento é monofásico e permite apenas uma fase de pagamento. Nesses casos, apenas a indústria ou o importador paga o PIS/COFINS. Os demais consumidores como distribuidor e varejo, não pagam pelo tributo.

Lista Neutra: Significa que a aplicação funciona normalmente. Há um crédito na realização da compra e um débito na venda.

Como consultar o PIS?

Se você ainda não sabe se tem algum valor disponível do PIS para saque, então é importante que faça uma consulta do seu PIS. 

A consulta do PIS é algo bem simples e pode ser feita através dos canais de atendimento tanto da Caixa quanto do INSS, conforme abaixo.

Como entrar em contato com a Caixa e o INSS

Está com alguma dúvida sobre o PIS? Entre em contato com a Caixa Econômica Federal ou o INSS para mais informações.

Central de Atendimento Caixa

Ligue para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, através do número 0800 726 0207

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Se preferir, pode falar também com o serviço de consulta eletrônica. Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Redes Sociais

A rede social da Caixa, também é uma forma de atendimento. Siga através do Facebook, fique por dentro de todas as novidades e tire todas as dúvidas sobre o PIS.

Assistente Virtual

O assistente virtual da Caixa também tira dúvidas sobre diversos assuntos. Basta instalar a extensão no Google.

Agência da Caixa

Outra forma de atendimento, é comparecer a uma agência mais próxima para tirar todas as dúvidas. Existem diversas agências da Caixa espalhadas por todo o Brasil.

Central de Atendimento INSS

O INSS também possui uma central de atendimento para eventuais dúvidas, basta entrar em contato com o número 135.

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância do PIS na vida das pessoas? Então nos ajude e compartilhe com os amigos.

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você