[ editar artigo]

Caixa ou competência - Qual ajuda mais na tomada de decisão?

Caixa ou competência - Qual ajuda mais na tomada de decisão?

Você já deve ter ouvido falar em regime de caixa e de competência, parece algo bem complexo não é mesmo?

Mas não se prenda a nomes até o final desse post vai entender tudo sobre esses dois regimes. Voltando a pergunta do título qual é o melhor para tomada decisão, lhe digo que os dois são, sendo que cada um trará informações diferentes para análise.

Regime de competência

É utilizado pela contabilidade ou gestão (nível gerencial) para registro dos eventos que ocorreram em um período, mas esse registro ocorrerá no momento do fato gerador.

Fato gerador é o que provoca o evento, então se eu tenho uma receita essa foi proveniente da venda de mercadorias (fato gerador). E essa venda pode ter sido feita à vista, a prazo ou parte à vista e restante a prazo isso não importa aqui, pois todo o montante da venda será contabilizado no dia do fato gerador. Esse mesmo raciocínio é empregado em relação aos gastos (custos, despesas, investimentos), esses serão registrados no momento do aceite da dívida.

O demonstrativo que representa muito bem esse regime é a demonstração do resultado do exercício (DRE), que serve para análise da situação econômica da empresa.  

Regime de caixa

É utilizado pelo financeiro da empresa sendo assim, só é registrado o que entrou ou saiu de dinheiro. Então no momento da venda só entrará no financeiro o que foi pago à vista a venda a prazo não é considerada. O demonstrativo ligado a esse regime é o fluxo de caixa, as informações geradas por ele são financeiras.

O fluxo de caixa deve ser feito diariamente, mas também pode ser projetado, ou seja, considera-se o que entrará ou sairá de dinheiro no futuro para poder cobrir possíveis “furos de caixa” que seria não ter receita suficiente para pagar as obrigações no dia. Contas pagas fora do prazo normalmente geram encargos financeiros, o que não é interessante para empresa.

Sendo assim, os dois demonstrativos se complementam e ajudam o gestor montar estratégias de melhoria contínua.

Se ainda não utiliza esses demonstrativos pesquise e verá que são simples de serem confeccionados e dará uma boa gama de informações sobre seu negócio.   

Curta esse post e conte para nós o que achou nos comentários 💙


Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente

 

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você