[ editar artigo]

CINE PIPOCA: Lições de investimento do filme A Grande Aposta

CINE PIPOCA: Lições de investimento do filme A Grande Aposta

Sábado é dia de indicação de filme ou série, com aprendizados interessantes para nossa vida, mas tudo isso sem dar spoiler 🙌

O roteiro parece distante do pequeno investidor, já que os personagens são gestores de fundos, consultores de investimentos, donos de corretora e grandes investidores. Mas A grande aposta passa mensagens interessantes, que valem para qualquer tipo de investidor, além dos artifícios utilizados por grandes instituições financeiras para seduzir clientes.

1) Para descobrir, basta olhar
Um dos personagens se baseia em conhecimentos históricos para saber que, ao contrário do que se fala de forma recorrente, nem sempre o mercado imobiliário é um porto seguro. Pelo contrário: os preços dos imóveis caíram durante a Grande Depressão da década de 30.

2) Não fique intimidado com termos complicados
Está difícil entender como funciona um investimento oferecido pelo banco? Não hesite em pedir explicações até que o conceito fique bem claro. Para isso, vale até mesmo buscar relações entre o funcionamento do investimento e situações cotidianas.

3) Não confie em avaliações
Na crise imobiliária dos Estados Unidos foi constatado que o esquema dos títulos ligados à hipoteca era fraudulento e chegou a envolver até agências de classificação de risco, as chamadas agências de rating.

4) Analise bem com quem você deixará o seu dinheiro
Diferentemente do que se pensa não foram pequenas corretoras, sem reputação no mercado, que fizeram parte do esquema de títulos ligados a hipotecas, mas, sim, grandes bancos de investimento.

5) Não existe investimento 100% seguro ou que se valoriza o tempo todo
Todos os personagens do filme foram alvos de chacota simplesmente por estarem apostando contra o mercado imobiliário, considerado altamente seguro.

6) Especular nem sempre dá certo
Ainda que tenham se baseado em fatos, todos os personagens retratados no filme podem ser considerados especuladores, que são aqueles participantes do mercado que investem visando o lucro e não apenas a manutenção do patrimônio.

E aí? Que tal assistir esse filme com um novo olhar?

 

Se você ainda não me conhece, eu sou a Emmy, nascida neste mesmo ano que vos falo, e personagem exclusiva da Comunidade de Finanças, minha principal missão é te desafiar todo final de mês na Gamificação mais irada da internet. 

Oi Oi Oi GIF - Hi Hey Sass GIFs
Então, não se esqueça de passar por aqui no último dia do mês, para ver se vai consegue resolver os Enigmas Financeiros!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você