[ editar artigo]

Como Economizar com seu Carro

Como Economizar com seu Carro

Para a maioria dos condutores,  fins de semana significam viagens rodoviárias. Enquanto uma experiência em um local exótico compense a longa viagem, dirigir pode ter um sério custo para a saúde do seu veículo e de sua carteira.

Estas são as nossas 9 dicas mais econômicas para ajudar você a aproveitar ao máximo as suas viagens de longa distância.

1. Revise o Carro

 Ficar preso no meio do nada com um carro que não está funcionando é uma maneira infeliz de arruinar uma viagem de carro. Durante a revisão, um mecânico irá verificar seus filtros, fluidos, freios, bateria e tudo o que estiver entre eles para garantir que seu carro esteja funcionando sem problemas.

2.  Otimize seus pneus

Altas temperaturas podem afetar a pressão do ar e degradar a borracha de seus pneus. Manter seus pneus devidamente inflados lhe dará melhor quilometragem e o ajudará a evitar um estouro na rodovia.

3. Acompanhe os Preços da Gasolina ou Diesel

Se você está acostumado a dirigir longas distâncias, você provavelmente está ciente de quão altos são os preços da gasolina ou do diesel. A depender do local, alguns postos cobram mais caro do que outros.

Por isso, verifique sempre o posto apropriado para não pagar além da conta.

4. Mantenha-se fiel ao limite de velocidade

Se você quer economizar dinheiro na gasolina, reduza o excesso de velocidade. Você sabia que viajar a 120 k.m./hora consome cerca de 20% mais combustível do que dirigir 100 k.m./hora? Evite acelerar e parar rapidamente para obter a melhor eficiência de combustível.

5. Não Leve mais do que o Necessário

Um carro mais pesado precisa de mais energia para se movimentar e, portanto, queima mais gasolina. Procure manter ao mínimo a quantidade que você coloca no porta-malas e evite carregar carga no teto, o que pode aumentar a resistência ao vento e diminuir a economia de combustível.

6. Desligue o Ar Condicionado

O ar condicionado é um salva-vidas em um dia quente de verão, mas também usa muito combustível. Desligue-o caso não seja necessário, abra as janelas ou o teto solar.

7. Evite o Motor Ligado o Tempo Todo

Se você ficar preso no engarrafamento neste verão, desligue seu motor para economizar dinheiro e combustível.

Deixar o motor ligado sem fazer o carro sair do lugar usa mais combustível do que o necessário para reiniciar o motor.

8. Estacione fora do sol.

O superaquecimento pode causar todo tipo de estrago em seu motor. Fique de olho no medidor de temperatura do seu veículo e tente estacionar na sombra sempre que puder.

9. Verifique o Nível de Água

Manter o carro com água durante os meses quentes de verão é tão importante para você quanto para o seu carro. Verifique os níveis de óleo e de água e recarregue-os antes de uma longa viagem.

Considerações Finais

Cuidar bem do seu veículo é imprescindível.  Prestar atenção às necessidades de manutenção antes de você chegar na estrada vai economizar dinheiro e garantir mais viagens no futuro.

Para saber mais detalhes, acompanhe nosso portal do Detran da Bahia.

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você