[ editar artigo]

Como economizar dinheiro em tempos de crise?

Como economizar dinheiro em tempos de crise?

Como educador financeiro, economista e "startupeiro" sei o quanto o dinheiro mal administrado pode levar muitas famílias a momentos ruins.

As dicas que separei hoje são direcionadas a você que quer economizar dinheiro e chegar a tão sonhada folga no orçamento. 
3 dicas sobre como economizar independente de como sejam seus gastos, renda mensal, vamos lá!
 

1- Faça a sua lista de gastos mensais

Anotar o que é devido, o valor que você tem de salário e de renda complementar te ajuda a compreender quanto você pode gastar, ou melhor, quanto você poderá economizar. A disciplina nas contas é fundamental para um iniciante poupador. O registro dos gastos pode ser feito em uma agenda, no celular, em aplicativos gratuitos para registros mensais, “mas, tem uma observação LANCE TUDO!!!”

 

2- Poupe antes de gastar

Se você já fez a sua lista de despesas, e calculou quanto você tem de salário de renda complementar mensal. Você sabe exatamente quanto precisa fechar o mês, não deixe para poupar o que sobra no final do mês. Isso porque no final do mês a falta de dinheiro sempre irá acontecer em decorrência dos maus hábitos financeiros. Assim, quando você receber o seu salário ou renda complementar comece, seja com R$10,00 ou R$50,00. Pois, se você “poupa” uma quantidade que vai prejudicar o salário durante a necessidade de pagar as contas você acabará usando esse dinheiro a intenção é justamente poupar e fazer uma reserva emergencial.

 

3- Faça um levantamento dos seus gastos desnecessários

Nos primeiros meses de reeducação para ser um poupador é necessário ter uma lista dos gastos desnecessários para que você compreenda como a compra semanal em aplicativos de entrega (aqueles sem necessidade) afetam diretamente o seu orçamento total. Você já teve aquela sensação de que seu dinheiro não rende? Isso ocorre pela falta de controle, anotar apenas as contas “essenciais ou obrigatórias” não te dá um parâmetro real da sua situação econômica por isso a importância de registrar os gastos para que você tenha uma noção real de como seu dinheiro está sendo gasto e aí sim você vai entender como é importante priorizar uma poupança de emergência.

 

Esse artigo completo também está no blog da Wake Up Cobranças. Vai lá fazer uma simulação grátis da nossa Secretária Virtual Naty.

 

Abraços.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Matheus Torrente
Matheus Torrente Seguir

Sou COO da Wake Up Cobranças. Empreendedor, educador financeiro, economista e ávido por aprender.

Ler conteúdo completo
Indicados para você