[ editar artigo]

Como economizar dinheiro na empresa com transformação digital

Como economizar dinheiro na empresa com transformação digital

Em cenários desafiadores, o corte dos custos é inevitável. Mas quero compartilhar hoje sobre como desenvolver projetos de redução de custos, independente do momento que a empresa está, porque essa deve ser uma agenda prioritária da empresa sempre.

Para isso quero trazer o conceito de

Transformação digital: o processo de uso de tecnologias para alcance de resultados melhores nas empresas. 

E com essa visão, trazer oportunidades de investimentos que reduzem o custo da sua empresa:

- Marketing: Quantos clientes você perde por não mostrar que existe ou o seu diferencial? Não é mais possível somente "esperar o cliente vir", é necessário ter um processo de posicionamento e mostrar sua proposta de valor. Para isso, investimentos em marketing digital têm melhor segmentação de público, e principalmente em mercados B2C, o Custos de Aquisição de Clientes (CAC)é significativamente mais baixos.

- Processos: Quanto você economizaria se seus processos (vendas, operacionais, atendimento) fossem digitais ou automatizados? Há diversas tecnologias, inclusive nacionais, que dão suporte à automatização ou digitalização de processos. Exemplo disso são, vendas por plataformas digitais, equipamentos de alta produtividade, terminais de autoatendimento, entre outros. Processos digitais permitem um aumento de escala com o mesmo ou menos recursos sendo aplicados. Você já buscou oportunidades de tipo de investimento na sua empresa?

- Gestão: Qual é o tamanho da sua perda financeira por demora na tomada de decisão? Ainda acompanho na empresa processos que levam 2 dias ou mais para levantar as informações necessárias para uma tomada de decisão estratégica. Sistemas que trazem a digitalização das informações de gestão da empresa (ERP) com relatórios efetivos, que sejam implantados para completo funcionamento, colaboram muito nesse processo. Ps: não adianta pagar e não usar por completo.

Lembre-se que no momento do investimento há desembolso, então não é bom esperar que o cenário esteja crítico para começar a pensar nesses investimentos.

Além disso, é importante de considerarmos que, em análise de viabilidade financeira, um investimento é pago com o lucro da operação e não com faturamento. Mesmo que usando um processo de alavancagem com capital externo é necessário, que o financiamento seja pago com lucro.

Não deixe para amanhã o planejamento de investimentos da sua empresa!!

 

Se você gostou desse texto, comente aqui e me siga minhas redes sociais para mais conteúdo:

Instagram: @elainepeinado

Linkedin: elaine-peinado

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Elaine Sefrian Peinado
Elaine Sefrian Peinado Seguir

Administradora, MBA Executivo Internacional (FVG/UCI-CA) e Mestre em Administração. Empresária, consultora, treinadora e mentora na 3W Inteligência Empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você