[ editar artigo]

Como Economizar na Conta de Luz

Como Economizar na Conta de Luz

Economizar energia não é uma coisa de um dia, mas uma questão de mudar hábitos para tentar ser mais eficiente com nosso consumo. Aqui estão alguns hábitos que você já deveria estar colocando em prática em casa.

Economizar energia é importante para muitas casas, mas nem sempre é fácil encontrar os hábitos que nos permitirão economizar energia em casa. Acostumar-se a realizar determinadas tarefas diariamente pode ser difícil no início. Mas certamente vale a pena!

Mas como você economiza energia em casa e percebe isso na sua conta de luz? Muito fácil, a chave é a consistência. Caso contrário, não seria um hábito. Ou seja, você tem que começar a fazê-los agora e para sempre para apostar na economia de energia.

Para que não se torne uma batalha muito difícil, começamos com hábitos simples que o ajudarão a salvar. Comece por aqueles que são mais fáceis para você e some os hábitos. No final você vai notar a diferença, eu prometo!

1. Tire Proveito da Luz Natural

Uma das maneiras de economizar energia em casa é aproveitando as bênçãos da natureza. A luz do sol é uma delas, especialmente na Espanha, que é muito ensolarada.

2. Desligue as Luzes

Caso você tenha que ligar as luzes, lembre-se de desligá-las quando não estiver mais nesta sala da casa. E acima de tudo, lembre-se de desligá-los todos antes de sair de casa.

Mesmo que você tenha luzes LED e elas consumam muito pouco, se você as deixar sempre acesas por horas você acabará pagando demais na sua conta de luz sem precisar.

3. Consumir em horas de baixa

Uma maneira de conseguir maior economia de energia em casa é aproveitar as horas fora de pico para cozinhar ou fazer as tarefas:

    Máquina de lavar roupa: Coloque as máquinas de lavar roupa à noite ou de manhã e aproveite o período de vazio.
    Ferro: Deixe as roupas que necessitam de menos goma para o final e passe-as com o calor residual após desligar o aparelho.
    Forno: Consome muito, então se você for cozinhar algo no forno, aproveite e cozinhe mais de um prato.
    Máquina de lavar louça: Coloque-o à noite enquanto dorme, você vai aproveitar a energia mais barata.


4. Cubra Panelas ao Cozinhar

Por mais bobo que pareça, muito do calor gerado pelo cozimento escapa se não usarmos uma tampa. Não só levará mais tempo para aquecer a panela ou ferver a água, como também consumirá mais energia (se você tiver uma placa de vitrocerâmica, terá que trabalhar mais e consumir mais energia).

5. Utiliza o Calor Residual do Forno e do Vidro

Tanto o forno quanto a cerâmica não perdem calor imediatamente quando você os desliga. E você pode usar esse calor residual para terminar o que você está cozinhando.

Se você estiver assando um frango no forno, desligue-o 5 ou 10 minutos mais cedo e deixe-o terminar de dourar com o calor residual do forno.

6. Desconecte os Aparelhos não Utilizados

Lembramos que o 'stand by' é um daqueles vampiros invisíveis que consomem mesmo que não nos dêmos conta. Acontece quando deixamos os dispositivos conectados mas ainda conectados.

Nesses casos o aparelho, embora desligado, ainda consome. Alguns exemplos podem ser: carregadores, computadores, aquecedores, dispositivos digitais, escova de dentes elétrica, etc.

Uma maneira de facilitar a desconexão desses aparelhos e tornar um hábito de economizar em casa é apostar nas tiras de energia. Desta forma você pode desconectar vários aparelhos ao mesmo tempo.

Outra opção são as tomadas inteligentes que conectam e desconectam completamente os aparelhos sem desconectá-los e são até mesmo programáveis (embora também sejam mais caras do que as tradicionais tiras de energia).

Você tem algum hábito que o ajude a apostar na economia de energia? Conte-nos aqui embaixo nos comentários! Nós também podemos ajudar.

Para conhecer nosso trabalho, acesse https://coelba2viafacil.com.br

Ler matéria completa
Indicados para você