[ editar artigo]

Como economizar nas comemorações de final de ano!

Como economizar nas comemorações de final de ano!

A crise veio e apertou os bolsos de muita gente neste ano de 2020. E o final de ano vem chegando e as preocupações batem em nossa porta: IPTU, IPVA, presentes, festas, ceia de Natal, material escolar, roupa nova para o réveillon...

Como conciliar todos esses gastos nessa época que o dinheiro vai embora sem a gente nem ver?

Aqui vou te apresentar algumas dicas que vão te ajudar a se planejar para diminuir todos esses gastos, para você virar o ano de uma maneira bem tranquila, sem preocupações.

1 – Para saber quanto gastar, saiba quanto tem no seu bolso!

Reúna todas as contas do mês, e faça o cálculo de quanto vai sobrar para você gastar, aí é só trabalhar dentro do orçamento que você tem, sem fazer dívidas para o próximo ano. Além disso, você pode fazer um planejamento do que será comprado, e quanto de dinheiro será destinado para coisa do final de ano, assim não tem erro!

2 – Faça uma pesquisa de preços no mercado!

Não saia por aí comprando tudo o que vê primeiro! Isso é um grande erro! Sabe aquele planejamento com todos os itens que você já sabe que terá que comprar? Então, faça uma pesquisa de preço para cada item, assim você vai economizar muuuuuito!

3 – Compre somente o necessário!

Muitas vezes na empolgação do momento acabamos comprando além do que realmente precisávamos, e em tempos de crise, não podemos nos dar esse luxo, certo? Para isso, contenha suas emoções e compre somente os itens da lista! Coloque isso como objetivo número 1!

4 – Faça seus próprios itens de decoração!

Ou utilize aqueles que ficaram guardados do ano passado, renovando apenas o que realmente for necessário. Outra dica aqui é fazer os próprios itens, utilizando materiais que seriam descartados e dando uma nova cara para eles!

5 – Segure-se na hora de distribuir presentes a role!

Se você tem esse perfil, esse é momento de se segurar um pouco! Ao invés de comprar presentes absurdamente caros, invista em lembrancinhas mais baratas, o importante é ser lembrado!

6 – Não parcele!

Não deixe para amanhã o que você pode pagar hoje! Pense que o novo ano irá iniciar e outros gastos podem vir junto com ele! Assim você não acumula dívidas, e pode iniciar o ano bem mais tranquilo!

Curta esse post e conte para nós o que achou 💙

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você