[ editar artigo]

Como Ganhar Dinheiro com Aplicativos

Como Ganhar Dinheiro com Aplicativos

Você tem uma ideia para uma aplicação móvel gratuita, mas duvida se vale a pena investir? Como os aplicativos gratuitos ganham dinheiro?

Suas dúvidas são bem claras: o desenvolvimento de um aplicativo móvel de alto nível requer muito tempo (normalmente, vários meses) e, mais importante, dinheiro. Antes de iniciar o processo de desenvolvimento, você deve entender claramente como irá recuperar seus investimentos e como fazer dinheiro com aplicativos em 2020.

Decidimos ajudá-lo a tirar sua ideia do chão e mostrar como exatamente você pode ganhar dinheiro com aplicativos gratuitos.

Dinheiro com Aplicativo Grátis

Os usuários da App Store e do Google Play gastaram um total de US$ 39,7 bilhões em aplicativos e jogos para celular durante o primeiro semestre de 2019. Este é um grande mercado que você não vai querer perder.

Se você acha que são os aplicativos pagos que trazem a maior parte dessa enorme receita, você está errado. Na verdade, se você verificar a lista dos principais aplicativos para celular (incluindo jogos) da Google Play Store e da Apple App Store, você vai notar que todos eles são gratuitos.

A grande maioria dos usuários em todos os continentes prefere aplicativos para celular gratuitos. Na verdade, o número de downloads gratuitos de aplicativos está constantemente aumentando.

Estatísticas fornecidas mostram que no primeiro semestre de 2019, os downloads gratuitos de aplicativos móveis no Google Play aumentaram em 16,4% e totalizaram US$ 41,9 bilhões. Enquanto a App Store perdeu 1,4 por cento em downloads. No entanto, a tendência geral continua positiva.

Aplicativo Gratuito é uma Boa Estratégia de Negócios

Antes de lançarmos uma luz sobre como ganhar dinheiro com aplicativos, gostaríamos de chamar sua atenção para outro assunto: a apresentação correta do aplicativo.

Lembre-se que os usuários devem ser capazes de encontrar rapidamente seu aplicativo e entender para o que ele foi projetado.
Incite o interesse do usuário através de uma embalagem precisa do aplicativo

A partir do segundo trimestre de 2019, existiam 2,46 milhões de aplicativos (de todos os tipos) na Google Play Store e 1,96 milhões na Apple App Store. A concorrência é muito forte!

Quantos usuários vão encontrar seu aplicativo móvel gratuito? Quantos deles irão baixá-lo? Não importa o quanto seu aplicativo seja bom e que métodos de monetização você use, você ainda pode não conseguir atrair clientes sem uma embalagem clara do aplicativo.

Os usuários em potencial do seu aplicativo devem ser capazes de encontrá-lo rapidamente através da busca na Loja do Google Play e na Apple App Store. Para tornar seu aplicativo móvel visível e fácil de encontrar, você deve fornecer um nome que chame a atenção, uma descrição informativa e capturas de tela.

Escolha um Nome de Aplicativo Limpo e Atraente

O seu aplicativo móvel deve ter um nome rápido que reflita as suas principais funções. Embora muitos aplicativos tenham nomes que não transmitem nada sobre suas funcionalidades, seu aplicativo provavelmente atrairá muito mais usuários se ele tiver um nome que indique o que ele faz. É particularmente útil incluir palavras-chave no nome do aplicativo.

Por exemplo, vamos olhar para LINE, um dos mais populares aplicativos Android da Google Play Store. Como você pode ver, o título completo contém uma explicação do que este aplicativo faz (ou seja, ele oferece chamadas e mensagens gratuitas).

Em geral, o nome do seu aplicativo não deve ser muito longo - 100 caracteres, no máximo. Pense cuidadosamente no nome, pois é a primeira coisa que as pessoas vêem e prestam atenção quando estão considerando se vale a pena baixar seu aplicativo.

Faça uma Descrição Informativa do Aplicativo

O próximo passo é fornecer ao seu aplicativo uma descrição significativa e informativa.

As primeiras várias frases (até os botões "Read More" ou "Mais") de uma descrição do aplicativo devem dar informações gerais e ilustrar a ideia principal do aplicativo. Esta parte não deve ser longa - até 225 caracteres. Poucas pessoas leem mais, então certifique-se de adaptar esta parte da descrição do aplicativo à perfeição.

Faça Telas de Captura

O nome e a descrição de um aplicativo são importantes, mas os usuários querem saber como será o seu aplicativo em seus dispositivos móveis. É por isso que você deve incluir várias capturas de tela - e certifique-se de escolher o melhor.

Ganhando Dinheiro com Aplicativos Gratuitos

Agora que você sabe como empacotar um aplicativo cinco estrelas, podemos passar a explicar as estratégias que você pode utilizar para ganhar dinheiro com aplicativos gratuitos.

Estratégia #1: Compras In-App

As compras in-app são uma estratégia extremamente popular utilizada por milhares de aplicativos tanto na Google Play Store quanto na Apple App Store. As compras in-app permitem que os usuários comprem algo direto no aplicativo.

Existem três grandes tipos de compras inapp:

Consumíveis: Consumíveis são produtos que um usuário pode usar apenas uma vez: por exemplo, dinheiro virtual ou pontos de saúde. Tais compras inapp são normalmente utilizadas em jogos móveis.
Não-consumíveis: Não-consumíveis são recursos que o usuário compra para uso permanente: por exemplo, funções adicionais ou bloqueio de anúncios (é assim que aplicativos gratuitos ganham dinheiro sem anúncios).
Assinaturas: Seu aplicativo móvel pode oferecer assinaturas que desbloqueiam alguns conteúdos ou funções por um determinado período de tempo. Assinaturas podem ser não renovadas ou renovadas automaticamente.

Estratégia #2: Anúncios In-App

Os anúncios são uma força motriz do mercado global. Eles estão literalmente em todo lugar, e aplicativos móveis não são uma exceção. Anúncios in-app são na verdade ferramentas de marketing de afiliados.

Com os anúncios inapp, você anuncia os produtos de seus afiliados (aplicativos, jogos, etc.) dentro do seu aplicativo e é pago se seus usuários interagirem com esses anúncios.

Existem vários tipos de campanhas utilizadas no marketing de afiliados, então vamos citar as mais populares:

Custo por clique (CPC): Este modelo significa que você é pago por cada clique nos anúncios exibidos em seu aplicativo móvel. Normalmente, um único clique é quase inútil, então a receita é calculada com base no custo por milha (milha é latino para mil).

Custo por visualização (CPV): Estas campanhas são normalmente aplicadas a anúncios em vídeo. Quanto mais vezes os usuários do seu aplicativo assistirem aos anúncios de vídeo, maior será o pagamento.

Custo por instalação (CPI): Com este modelo, você é pago sempre que um usuário do seu aplicativo instala um aplicativo anunciado.

Se você deseja rentabilizar seu aplicativo através de anúncios, existem muitas redes para trabalhar, como a AdMob e a Flurry. A maioria das redes de anúncios suporta aplicativos em iOS e Android, assim como em algumas outras plataformas móveis.

Além disso, não se esqueça de verificar que tipos de campanhas eles oferecem, pois você precisa entender exatamente pelo que você será pago.

Estratégia nº 3: Versões Freemium

Para se beneficiar da estratégia de monetização freemium, você precisa de uma segunda versão, paga, de sua aplicação. Se os usuários gostam de uma versão gratuita, é provável que optem por uma versão paga que tenha algumas funções extras.

Com um modelo freemium, os usuários normalmente são oferecidos para atualizar um aplicativo para uma versão paga, e se eles concordarem, eles são direcionados a uma loja de aplicativos.

Estratégia #4: Email Marketing

O e-mail marketing sempre foi e ainda é uma poderosa estratégia de fazer dinheiro. Você pode aproveitar este método e pedir aos usuários do seu aplicativo móvel para fornecer seus e-mails e, posteriormente, enviar-lhes mensagens.

Adicionar uma opção de login no Facebook ao seu aplicativo gratuito é uma ótima maneira de coletar sutilmente os e-mails dos usuários. No entanto, dê aos usuários uma chance de cancelar notificações por e-mail, pois isso tornará seu aplicativo mais confiável e as pessoas saberão que não estarão recebendo um monte de spam.

Considerações Finais

Você não deve tornar seu aplicativo gratuito inconveniente para os usuários. Se estiver cheio de anúncios ou compras no app, seu público pode parar de usar seu aplicativo e instalar um semelhante. Os criadores de aplicativos devem sempre lembrar que seus aplicativos trazem lucros apenas enquanto as pessoas os usarem.

Seus usuários devem se sentir confortáveis ao usar seu aplicativo, portanto seja prudente e faça todos os anúncios e ofertas em seu aplicativo da forma mais sutil possível.

Agora que você sabe como aplicativos gratuitos ganham dinheiro, você pode dar uma chance à sua ideia e transformá-la em um aplicativo da vida real. Para conhecer nosso trabalho, acesse https://tudosobrekingroot.com.br

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você