[ editar artigo]

Como Ganhar Dinheiro com Reparo de Celular

Como Ganhar Dinheiro com Reparo de Celular

Você tem jeito para consertar as coisas, e é sempre o primeiro de seus amigos a saber das últimas atualizações telefônicas e técnicas? Para os amantes de tecnologia com talento para consertar telefones, abrir um negócio de conserto de telefones celulares pode parecer o empreendimento perfeito.

Antes de iniciar um negócio de conserto de telefones celulares, dedique algum tempo para entender o potencial de ganho, custos de inicialização e desafios comuns para ajudar a garantir o sucesso de seu negócio.

Visão Geral do Negócio

As empresas de reparação de celulares ajudam a poupar dinheiro aos consumidores, reparando smartphones avariados para que estes não tenham de comprar novos.

Reparos comuns de telefones incluem reparo e substituição de tela, substituição de bateria, reparo de botões e fones de ouvido, e reparo de câmera, embora você provavelmente verá muitos outros problemas enquanto estiver no negócio, também.

Algumas empresas de reparos têm uma vitrine física onde os clientes podem trazer seus telefones danificados, enquanto as empresas menores podem optar por um modelo móvel para economizar nas taxas de aluguel ou locação, oferecendo também ao cliente a conveniência de um reparador itinerante.

Se você está considerando iniciar um negócio próprio de reparo de telefones celulares, este guia pode ajudá-lo a entender os custos potenciais de inicialização, seus ganhos potenciais, e o que esperar ao iniciar seu negócio.
Resumo da indústria

À medida que mais pessoas transitam para smartphones que são facilmente quebrados, a indústria de reparos de telefones celulares está crescendo para acompanhar a demanda. De 2014 a 2018, o aumento do uso de smartphones e tablets resultou em um crescimento de 4,4% na indústria de reparos de telefones celulares.

Até 2018, a indústria de reparos atingiu US$ 4,4 bilhões em receita anual, e de 2014 a 2018, o número de empresas de reparos de telefones celulares cresceu 2,6%, para um total de 8.551 empresas. O emprego global na indústria de reparos de telefones celulares também aumentou em 22.692 durante este período de cinco anos.


Tendências da indústria

O aumento do uso de smartphones significa que mais usuários de telefones encontram problemas como danos causados pela água e telas rachadas, exigindo a ajuda de um técnico de reparo talentoso.

Como os smartphones continuam a se tornar mais comuns, provavelmente continuaremos a ver um aumento na necessidade de reparos de telefones celulares, especialmente porque esses telefones são mais caros e merecem ser reparados, ao invés de substituídos. Havia 1,56 bilhões de smartphones vendidos em todo o mundo em 2018, somente.

Os fabricantes de smartphones estão tornando os telefones mais duráveis, o que pode reduzir a necessidade de alguns reparos. Os consumidores que têm uma renda disponível maior podem decidir comprar um telefone novo, ao invés de ter um substituto, fora a própria autonomia em fazer ajustes no celulares como mexer nas configurações de administrador, mais conhecido como root. Não é por acaso que existem aplicativos que fazem isso para você, como o Kingroot.

No entanto, com os smartphones de nível superior custando mais de R$ 4.000 novos, muitos consumidores ainda têm probabilidade de consertar seus telefones quando possível, ao invés de apenas substituí-los.


Quem é o mercado alvo para um negócio de reparo de telefones celulares?

Como os smartphones têm um ponto de preço mais alto e são mais caros para substituir do que os telefones mais básicos, a maioria dos clientes de consertos de telefones celulares são proprietários de smartphones.

Pessoas mais jovens, pessoas com nível de educação superior e pessoas com maior renda são mais propensas a serem usuários de smartphones.  Simplificando, o mercado alvo para um negócio de reparo de telefones celulares é o de proprietários de dispositivos danificados que são novos e caros o suficiente para justificar o reparo, ao invés de substituir.

1) Habilidades, experiência e educação úteis na administração de um negócio de reparo de telefones celulares

2) Planejar, abrir e administrar um negócio: reparo de celulares requer certas habilidades. Embora você não precise de uma graduação em negócios, as seguintes habilidades e educação serão úteis.

3) Experiência em reparo de telefones celulares: Possivelmente, a habilidade mais importante para fazer este negócio funcionar é a experiência em reparo de telefones celulares. A capacidade de solucionar problemas, substituir peças quebradas e reparar uma variedade de modelos e marcas de telefones celulares é essencial, uma vez que os clientes esperam que um reparador tenha conhecimento e talento para reparar.

Algumas pessoas adquirem essas habilidades através da experimentação e ensinando-se sobre reparos, mas também há uma variedade de cursos (tanto online como presenciais) que oferecem uma educação mais formal em reparo de telefones celulares.

4) Habilidades de atendimento ao cliente: Um bom atendimento ao cliente também é a chave para o sucesso na condução do seu negócio. Os clientes virão até você frustrados e possivelmente preocupados em poder recuperar dados de seus telefones.

Em alguns casos, você pode ter que dar a notícia de que seus dados foram perdidos, ou seu telefone precisa de um conserto caro. Ser capaz de lidar com as emoções do cliente e fornecer um bom atendimento ao cliente pode ajudar a construir e sustentar um negócio de reparos.

5) Habilidades comerciais: Algumas habilidades comerciais também serão necessárias quando se trata de iniciar e gerenciar um negócio de reparo de telefone celular. É importante ser capaz de estabelecer preços adequados, gerenciar o estoque de suprimentos, comercializar o negócio, e muito mais.

Coisas a considerar antes de iniciar um negócio de reparo de telefones celulares

Enquanto os negócios de reparo de telefones celulares requerem menos financiamento para a inicialização do que os negócios de varejo, a curva de aprendizado é mais acentuada quando se trata dos serviços reais que um negócio de reparo oferece.

Um reparador não só deve ter habilidades versáteis em termos de tipos de telefones e serviços de reparo que ele oferece, mas também precisa ser capaz de acompanhar a rápida evolução da tecnologia de telefonia celular.

As empresas de reparos de telefones celulares normalmente seguem dois modelos: Uma loja física ou um negócio móvel. A opção de negócio móvel pode ser atraente devido aos custos que economiza com o aluguel, mas lembre-se que este projeto de negócio exigirá tempo de viagem e criará desgaste no seu veículo. Ele também pode limitar a sua capacidade de reparo.

Como em todos os negócios, o sucesso de um negócio de reparo de celulares dependerá de quantos concorrentes estão presentes e onde eles estão localizados, e o que o seu negócio pode oferecer de forma diferente, se são preços mais baixos, serviços de reparo que os clientes não podem encontrar em outro lugar, ou outro fator que os atrairá para o seu negócio.

Ler matéria completa
Indicados para você