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Como uma Empresa de Informática Poderia Ganhar Dinheiro

Como uma Empresa de Informática Poderia Ganhar Dinheiro

Por que propor um plano para uma empresa de informática? A revolução digital  das últimas décadas transformou completamente nosso ambiente econômico e social, assim como a revolução industrial fez alguns séculos antes. 

Hoje, vivemos rodeados de dispositivos eletrônicos, desde as ferramentas mais populares como PCs, tablets ou smartphones até as funções computacionais introduzidas em qualquer eletrodoméstico, em nossos veículos e em qualquer ferramenta de complexidade mínima. Nas empresas, também existem servidores que manipulam milhões de dados e devem funcionar 24 horas por dia.

Muitos dispositivos não poderiam funcionar sem um serviço de manutenção e reparo, tanto para a infraestrutura física (conhecido como hardware) quanto para os próprios programas de computador que rodam nas máquinas (conhecido como software). Por esse motivo, levantamos o caso de uma empresa de serviços de informática.

Apresentação do projeto

1º- Ideia de negócio

Aluguel e manutenção de computadores profissionais para empresas com sistema operativo e office pack. O objetivo é obter o equipamento informático a um preço muito bom (efeito volume) e incluir nos serviços faturados ao cliente a amortização do material (3 anos), seguros e assistência técnica, tanto pelo material como pelos atalhos de windows com defeito.

As licenças dos programas (Windows, Pack Office) seriam pagas separadamente pelo cliente, mas a empresa administraria o relacionamento com a empresa de software (neste caso a Microsoft). Os outros programas (por exemplo, o sistema de gestão da empresa) não seriam incluídos nos serviços.

2º- Modelo de negócio

A ideia é oferecer uma taxa fixa ao cliente. Você paga uma quantia fixa todos os meses e não precisa se preocupar com seu equipamento de informática ou serviço técnico. A cada 3 anos o parque é renovado para estar sempre utilizando máquinas perfeitamente atualizadas. Por parte da empresa, ter uma taxa fixa garante um rendimento a longo prazo (pela duração do contrato).

Alguns procedimentos ou manutenções não incluídos no serviço principal também seriam faturados separadamente, mas estima-se que não seriam muito comuns.

3º- Valor agregado para o cliente

A vantagem para o cliente é que ele não precisa se preocupar com nada durante a maior parte de sua gestão de TI. Tem um custo estável, tem seguro e manutenção, e pode sempre usufruir de um material nas melhores condições visto que os computadores são trocados a cada 3 anos.

As vantagens são muito semelhantes a alugar carros da empresa em vez de comprá-los.

4º - Forma Legal

Para este projeto, a ideia é constituir um CNPJ. Esta decisão é motivada principalmente pelo aspecto fiscal , uma vez que o volume de atividade que se prevê será grande e não compensaria gerir o negócio na condição de empresário individual (autônomo). 

Além disso, uma vez que os potenciais clientes serão empresas e profissionais, ter uma sociedade anônima confere uma imagem mais profissional e séria, de uma grande empresa.

5º- Profissional de Gestão

Como habitualmente, é altamente recomendável que os promotores do projeto tenham experiência no setor antes de constituírem a sua empresa. Nesse caso, poderíamos pensar em dois parceiros principais com perfis complementares:

  • Uma pessoa pode ter um perfil técnico de hardware e pode então responder a todos os problemas relacionados a computadores, impressoras ou sistemas de rede.
  • Outra pessoa pode ter mais experiência com o lado do software , especialmente, mas não exclusivamente, com o sistema operacional, os produtos mais comuns da Microsoft e os problemas mais comuns dos programas.

6º- Equipe Qualificada

Numa primeira fase, os dois promotores do projeto conseguiram gerir um parque relativamente pequeno de máquinas instaladas num pequeno grupo de clientes. 

Porém, tanto para cuidar de um parque maior quanto para poder se dedicar a outras tarefas (prospecção comercial, negociação com clientes, gestão de empresas), fica claro que a médio prazo seria necessário contratar pessoas para instalar o máquinas e seus programas e lidar com incidentes. Novamente, essas seriam pessoas com um perfil técnico em computação .

Também seria necessário contratar uma pessoa com perfil administrativo , para gerenciar o faturamento, cobranças, sinistros e talvez algumas funções financeiras.

7º - Evolução do mercado

 

Nos últimos anos, com o surgimento de smartphones e tablets, os computadores pessoais (PCs) sofreram uma queda significativa nas vendas. Em 2018, parecia que a tendência começava a reverter um pouco , ou pelo menos a estabilizar o mercado, mas finalmente o ano terminou com uma nova queda . No entanto, essa tendência deve ser qualificada com três informações importantes na preparação de um plano de negócios para serviços de informática:

  • Cerca de 3 milhões de unidades de computadores pessoais ainda são vendidos na Espanha a cada ano. Ainda é um volume mais do que notável.
  • O mercado empresarial se comporta de maneira diferente do mercado privado. Nas famílias, o uso de aparelhos eletrônicos é mais voltado para entretenimento e lazer, o que ajuda os celulares e tablets a substituir o computador tradicional. Nas empresas, os dispositivos são usados ​​de forma mais profissional e os PCs ainda são mais práticos de se trabalhar do que os dispositivos móveis.
  • O terceiro elemento é que os laptops respondem pela maioria das vendas de PCs, mesmo no setor comercial. Isso se deve às tendências de trabalhar em vários locais e à flexibilidade que esses dispositivos oferecem.

8º- Segmentação de mercado

Este texto que tomamos como exemplo para este plano de negócios dirige-se a pequenas e médias empresas, com 5 a 100 colaboradores . As microempresas e os trabalhadores independentes não têm interesse porque representariam um volume muito pequeno e não lucrativo. 

Empresas maiores também não entrariam na segmentação de clientes, pois normalmente essas empresas montam seu próprio departamento e estão mais interessadas em comprar ou alugar soluções sem serviços de manutenção.

9º- Concorrentes

Alguns dos concorrentes a serem considerados seriam

  • Alguns revendedores de computadores  têm seu próprio serviço de aluguel de equipamento, que inclui alguns serviços básicos de suporte.
  • As empresas prestadoras de serviços de informática , como neste caso uma empresa encontrada por meio de uma busca no Google.

Estratégia de marketing

Essa parte do plano de negócios costuma ser chamada de 4Ps pelas iniciais dos conceitos envolvidos (em inglês: Produto, Preço, Colocação e Promoção, ou seja, Produto, Preço, Distribuição e Promoção). Vamos ver como a estratégia pode ser elaborada dentro do plano de negócios de uma empresa de informática.

  • Neste caso, o produto são os serviços informáticos já descritos e, por se tratarem de serviços e não de um produto físico, o trabalho não está centrado na apresentação mas sim na preparação de um serviço completo e compreensível, capaz de proporcionar uma excelente experiência ao cliente.
  • O preço é um fator importante, mas não definitivo . As soluções de aluguel não são as mais baratas porque geralmente incluem implicitamente uma parte do financiamento, seguro e, neste caso, o próprio serviço de manutenção. É importante insistir que você não está procurando competir apenas no preço (seria impossível contra as ofertas apenas de venda), mas no valor agregado de assistência e manutenção. Claro, devemos oferecer um preço mais competitivo do que outras empresas que oferecem um serviço com a mesma qualidade de máquinas e serviços que o nosso.
  • distribuição seria feita dentro de uma política de prospecção comercial , baseada no estudo de bases de dados de empresas do porte que procuramos e com um parque informático significativo. Uma empresa com 10 funcionários de escritório (por exemplo, uma agência) é mais interessante do que outra que tem 20 funcionários, mas apenas 2 computadores.
  • publicidade e promoção do serviço serão feitas em diversos canais. Um mailing físico personalizado a empresas que cumpram os critérios pretendidos, publicidade no Google Adwords e eventualmente alguma publicidade na imprensa especializada, tanto offline como online.

Operação da empresa

10º- Relacionamento com fornecedores

O plano de negócios de TI inclui dois tipos de fornecedores estratégicos nesta abordagem:

  • Os fornecedores de equipamentos de informática . Em princípio, procuraria-se um contrato com condições de preço muito favoráveis ​​com uma marca de referência, mas sem um contrato de exclusividade para manter a liberdade de circulação.
  • Os provedores de financiamento . Novamente, seria procurada uma sociedade financeira principal, a fim de obter preços bastante ajustados e poder oferecer um preço final econômico aos clientes. Nem uma exclusividade seria buscada.
  • Além disso, o relacionamento com algumas empresas de software , como a Microsoft, e outras empresas de serviços de TI seria importante caso os clientes precisassem de soluções sob demanda que não estão incluídas nos serviços oferecidos pela empresa.

11º- O ciclo de vida de uma máquina

Uma vez assinado um acordo de princípio para a prestação de serviços para um parque de máquinas e um determinado cliente, as etapas seguiriam o seguinte modelo:

  • Seria solicitado o contrato de financiamento do financiador (dependendo da situação econômica do cliente).
  • As máquinas seriam adquiridas do fornecedor principal.
  • A equipa da empresa instalaria os programas necessários (nas instalações da empresa).
  • A equipe da empresa colocaria as máquinas em seus locais nos escritórios do cliente.
  • As taxas de aluguel seriam cobradas mensalmente.
  • Problemas técnicos (materiais e programas) seriam resolvidos.
  • As atualizações necessárias do programa seriam feitas durante o período de locação.
  • As máquinas seriam substituídas (ou simplesmente removidas se o cliente não renovar) no final do contrato.
  • As máquinas usadas seriam vendidas no mercado de segunda mão.

12º - Pós-venda

  • Uma assistência por telefone responderá às preocupações dos clientes com o horário comercial (de segunda a sexta-feira pela manhã e à tarde).
  • Quando necessário, um técnico irá examinar ou consertar o problema nas instalações do cliente, se isso não puder ser feito remotamente.
  • A empresa terá um pequeno número de máquinas de reposição no caso de uma avaria grave.
  • No caso de o problema advir de defeito de fabricação (hardware) ou de problema de projeto do programa (software), a empresa entraria em contato com os fornecedores para uma solução do problema no melhor prazo possível (garantias do produto).

 

Finanças e Tributos

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