[ editar artigo]

Compreenda melhor a gestão financeira!

Compreenda melhor a gestão financeira!

A gestão financeira  tem como principal objetivo a realização do estudo para o uso eficiente do dinheiro em uma organização. Desse modo, estão vinculados a ela o planejamento, operações, análise e controle  de aspectos econômicos e financeiros.

Para sua aplicação é necessário compreender que pode haver variações conforme as características e peculiaridades de cada empresa como natureza, porte ou segmento. Com isso, para a adoção de uma eficiente gestão financeira precisará ser realizados estudos que indicarão qual as ferramentas e metodologias ideais para determinada organização.

As operações financeiras fazem parte da gestão financeira, entretanto, ela não pode ser resumida unicamente a isso, pois, é a gestão que norteará a tomada de decisão de todas as áreas por intermédio de compreensão e análise dos  resultados econômicos e financeiros por elas geradas.

As informações oriundas da operacionalização da gestão financeira embasarão o planejamento financeiro e orçamentário, a partir do planejamento serão definidos metas de vendas, resultado por departamento e resultado global da organização. 

Qual o papel do planejamento financeiro?

Uma das principais responsabilidades da área da Gestão Financeira é realizar o Planejamento Financeiro, pois este garantirá a destinação mais adequada para um recurso em caixa, bem como honrar com os compromissos assumidos.

Isto é realizado por intermédio do tripé sobre o qual o planejamento financeiro se apoia. 

  • Projeção do Fluxo de caixa: Projeção do Fluxo de caixa para o período considerado, com base nos prazos de faturamento (entradas de caixa) de uma empresa.

  • Determinação do Saldo mínimo de caixa: Quanto maior a incerteza do Fluxo de caixa projetado, maior será o saldo mínimo de caixa. É utilizado, geralmente, modelos estatísticos para determinar o saldo mínimo de caixa.

  • Operações da tesouraria: Uma eficiente gestão do caixa compreende um conjunto de operações de resgate, captação e aplicação de recursos, selecionadas para promover os melhores resultados para a empresa.

Portanto, para que a Gestão Financeira cumpra sua finalidade cabe ao gestor financeiro realizar, além, de procedimentos cotidianos, ações que visem a compreensão, por intermédio de estudo e análise, do comportamento dos fatos financeiros e econômicos da organização. 

Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você