[ editar artigo]

Conheça os temas abordados em uma consultoria de viabilidade financeira

Conheça os temas abordados em uma consultoria de viabilidade financeira

Você sabe o que é necessário fazer ou observar antes de abrir um negócio?


Além de gostar do que faz, fazer uma pesquisa de mercado, e ter um local, é necessário realizar uma consultoria de análise de viabilidade financeira.

O principal motivo para utilizar esse método é diminuir os riscos, evitando que projetos sem o retorno da quantidade mínima de lucros necessário sejam realizados. Ele é um norte e um guia para empreendedores. Direciona as decisões empresariais em escolhas mais promissoras.

Muitas vezes a viabilidade financeira é feita para comparar dois projetos, vendo qual terá mais sucesso. Isso porque nem sempre existe capital para que todos os planos de uma empresa sejam postos em prática. Assim, compará-los pode tornar a escolha mais fácil e certeira.

Temáticas tratadas em uma consultoria de viabilidade financeira:

  • Sazonalidade;
  • Projeção do fluxo de caixa;
  • Análise de indicadores;
  • TIR;
  • VPL;
  • TMA;
  • Break-even;
  • Exposição máxima de caixa;
  • Payback;
  • Custos fixos e variáveis;
  • Impostos;

Sazonalidade:

Este estudo mostra a sazonalidade de produto ou serviços. Por exemplo, ao lançar um protetor solar no mercado, sabe-se que ele tem sua sazonalidade no verão, aumentando as vendas nesta época do ano. Também mostra a aceitação do público-alvo e a variação de vendas de acordo com a situação econômica.

Projeção do fluxo de caixa:

Visualiza os investimentos, custos e despesas em um determinado tempo.

Com a mensuração dos dados obtidos são feitos 3 tipos de cálculos - um para um cenário otimista de mercado, outro para um cenário neutro e mais um para um cenário pessimista. Com as diferenças de valores entre esses três casos fica visível uma proposta mais perto da realidade.

TIR:

É a Taxa Interna de Retorno. Este dado mostra resultados em forma de percentual e leva em considerações as projeções financeiras do futuro para indicar a provável renda anual. Indica a rentabilidade dos investimentos. Quanto mais alto for o valor do TIR, mais positiva são as previsões financeiras;

VPL:

É o valor presente líquido, indica o fluxo de caixa previsto para a empresa;

TMA:

Taxa mínima de atratividade – representada pela sigla TMA, trata-se do mínimo esperado receber em relação ao caixa, de acordo com os investimentos. Representa os prováveis riscos de mercado de cada segmento em que se encaixa a empresa.

Break-even:

É quando o retorno da empresa ultrapassa o valor que foi investido e ela passa a se sustentar com aquilo que recebe. O break-even se trata do dinheiro a ser recebido necessário para suprir os custos do negócio;

Exposição máxima de caixa:

Calcula todo o dinheiro preciso para fazer uma empresa funcionar nos seus primeiros meses, até que este passe a proporcionar lucros. São somados todos os investimentos necessários para guiar o investidor. Com esse dado é possível saber se o empreendedor conseguirá cobrir os custos de operação iniciais, até que a empresa passe a se sustentar.

Payback:

É quando o caixa acumulado possui um valor acima de zero. Esse dado representa o momento em que a empresa recuperou o capital dos seus investimentos. É o ponto em que o dinheiro inserido, normalmente para sustentar os primeiros meses, é quitado. Diferente do break-even, o payback não projeta os dados depois do investimento feito ser pago.

Custos fixos e variáveis:

Custos fixos – se trata dos valores exigidos mensalmente de forma previsível na empresa. Isso porque ocorrem de maneira similar ou igual todo o mês. Exemplo: consumo de água, conta de luz, preço do aluguel, pagamento de salários, internet, etc. Custos variáveis – são os custos que aumentam conforme a produção da empresa. Exemplo: comissões.

Impostos:


Caso a empresa ainda não saiba o quanto irá gastar em impostos, é preciso analisar com um contador em que categoria ela se encaixa, para somar o valor com o restante dos gastos.

Se você está pensando em abrir um negócio, procure o Sebrae e agende uma conversa para fazer a consultoria de viabilidade financeira e diminuir os riscos do seu futuro negócio!

Se precisar de orientação do Sebrae ou ajuda para montar seu planejamento financeiro, segue o canal de contato 💙
0800 570 0800 de segunda a sexta das 8h às 20h 😊

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você