[ editar artigo]

Consórcio, financiamento ou empréstimo: qual a melhor opção?

Consórcio, financiamento ou empréstimo: qual a melhor opção?

Se você pretende buscar crédito, seja para comprar um carro ou uma casa, por exemplo, é essencial que conheça as diferenças entre consórcio, financiamento e empréstimo. Isso porque esses serviços possuem características bem diferentes.

Assumir um compromisso financeiro de médio e longo prazo exige muita responsabilidade, já que qualquer erro pode te custar muito e afetar completamente a sua saúde financeira e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

Sendo assim, é muito importante que você faça uma análise assídua dos serviços de créditos disponibilizados no mercado. Portanto, confira abaixo o que significa e as principais diferenças entre consórcio, financiamento e empréstimo.

Consórcio

O consórcio é constituído por um grupo de pessoas que se junta em prol de um mesmo objetivo, ou seja, a compra de um bem específico que pode ser uma moto, um carro e até mesmo uma casa.

No consórcio, todos os integrantes contribuem mensalmente com uma quantia pré-determinada com o intuito de comprar o bem pretendido pelo grupo. Essas mensalidades arcam com o valor do bem, para que ele seja comprado e entregue a um consorciado. Isso acontece até que todos sejam contemplados.

A principal vantagem deste modelo é contar com a segurança do seu investimento, sem a necessidade de pagar taxas ou juros elevados para isso. Em contrapartida, esse não é o negócio ideal para quem tem pressa, porque você pode demorar a conseguir o bem desejado.

Financiamento

Com o financiamento, você pega dinheiro emprestado com o banco para conseguir comprar o bem desejado. Essa dívida deverá ser paga em prestações pré-determinadas, com juros sobre as parcelas.

Sendo assim, o financiamento nada mais é do que uma compra com a ajuda de uma instituição financeira, onde a própria instituição intermedeia toda a transação.

O lado positivo desta modalidade é que, assim que aprovado, você já pode comprar o bem desejado. O lado negativo é que as taxas costumam ser bastante elevadas, principalmente se o número de parcelas for alto.

Empréstimo

Enquanto no financiamento a instituição financeira compra o bem à vista e você devolve em parcelas, no empréstimo, a instituição financeira te dá o dinheiro para que você compre o bem à vista e quite a dívida em parcelas.

Assim como no financiamento, com esta modalidade, após a aprovação do crédito, você recebe o dinheiro de uma forma muito rápida e pode consegue comprar o bem pretendido quando quiser.

A desvantagem do empréstimo também é similar a desvantagem do financiamento: ele possui uma incidência de juros que pode ser bem alta.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Thais Souza
Thais Souza Seguir

Estagiária de redação na Foregon

Ler conteúdo completo
Indicados para você