[ editar artigo]

Contas a pagar e a receber: os segredos para equilibrar o caixa

Contas a pagar e a receber: os segredos para equilibrar o caixa

Toda empresa tem um prazo médio para recebimentos de suas vendas e para pagamentos dos seus fornecedores, porém é comum uma certa confusão na análise e calculo desses prazos, que têm uma grande influência na manutenção e equilíbrio do caixa da empresa.

Você sabe o prazo médio para os recebimentos e pagamentos da sua empresa?

Infelizmente muitas empresas trabalham com prazos de recebimentos e pagamentos equivocados, o que impacta diretamente no capital disponível para o giro da empresa, fazendo com que muitos se mantenham longos períodos, utilizando limite de cheque especial, antecipando recebíveis ou então atrasando no pagamento de obrigações.

O que muitos acabam não percebendo é que pequenos ajustes em prazos, podem vir a equilibrar as finanças da empresa.

Por exemplo: as compras de produtos, são realizadas para pagamento em 30 dias e as vendas para o cliente, também para 30 dias. De cara já sabemos que o risco de na data de vencimento não estar com o dinheiro em mãos é alto. O que podemos fazer então?

Primeiramente comprar com o máximo de prazos possíveis para os pagamentos, sempre estando atentos a acréscimos e juros, que também inviabilizam negócios.

Depois facilite para o seu cliente o pagamento a vista. No momento de fechar a venda, pergunte ao seu cliente como será a forma de pagamento e não vá direto oferecendo o crediário, parcelamento e prazos longos. Lembre-se o quanto antes você vender e receber, melhor será o ciclo financeiro da sua empresa e mais rápido tem dinheiro em mãos para novas compras.

Então tenha bem claro em sua mente e com sua equipe os preços para vendas à vista, vendas para o vencimento do cartão, vendas a prazo e parceladas.

Use e abuse da sua criatividade, sempre embasado nos controles financeiros, para oferecer ao cliente a melhor opção de pagamento, que fique bom para ele e para o seu caixa.

Tenha em mãos um excelente fluxo de caixa, é com ele que as decisões podem ser tomadas de forma mais segura, ele é sua peça fundamental para planejamento e controle financeiro.

Conheça o prazo médio de renovação dos seus estoques, ou seja, quantos dias em média, desde o momento da compra, seus produtos levam para chegar na empresa e serem vendidos aos seus clientes.

Já o prazo médio de recebimento das vendas, demonstra quantos dias, em média, a empresa leva para receber as suas vendas a prazo.

E o prazo médio de pagamento das compras expressa quantos dias, em média, a empresa demora para pagar seus fornecedores.

Esse é o ciclo do dinheiro na sua empresa e a ele dá se o nome de ciclo financeiro, que é o tempo que leva entre o momento do pagamento do fornecedor e do recebimento do cliente e quanto mais rápido melhor e menor será a necessidade de recorrer a capital de terceiros, possibilitando maior equilíbrio ao seu caixa.

E então, que tal aproveitar essa semana para uma análise nos prazos que vem praticando?

Ficou com dúvidas?

Curte e comenta aqui, que estarei respondendo, ou então acesse os canais digitais do Sebrae, escolhendo abaixo o mais adequado a você:

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail ou 0800 570 0800 :)

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você