[ editar artigo]

Coronavirus e a Declaração de empresas Simples e MEI

Coronavirus e a Declaração de empresas Simples e MEI

Que estamos em tempos de crise, a maioria das empresas já percebeu, mas o que muitas ainda não perceberam é que estamos em tempos de informações novas a todo momento.

Empresários e autônomos, precisam mais do que nunca estar atentos as novas medidas, resoluções e decretos que estão sendo publicados.

Neste post, você vai encontrar as informações atualizadas no que se refere as declarações anuais das empresas optantes pelo simples e dos micro empreendedores individuais.

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente.

As empresas do Simples Nacional deverão apresentar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis). Para pessoas físicas não houve mudanças anunciadas até o momento.

Com os novos fatos decorritos por conta da Pandemia do Coronavirus, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução nº 153, de 25 de março de 2020, que prorroga, para o dia 30 de junho de 2020, o prazo de apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) referentes ao ano calendário de 2019.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem por objetivo diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 no Brasil, diz a Receita Federal em comunicado à imprensa.

O prazo de entrega original era 31 de março para a Defis e 31 de maio para a DASN-Simei.

O CGSN já havia aprovado a Resolução nº 152, de 18 de março de 2020, prorrogando o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional.

Você que é MEI ou optante do Simples já pode se programar para entregar a declaração no limite do novo prazo.

Dúvidas sobre este ou outros assuntos? Deixe seu comentário abaixo.

Você sabia que o Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Até a próxima!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você