[ editar artigo]

CURSO: Finanças 360, é grátis ;-)

CURSO: Finanças 360, é grátis ;-)

Antes de começar, para acessar o curso CLIQUE AQUI!

A gestão financeira pode parecer um bicho de sete cabeças para muitos empreendedores. No entanto, estar a par do que acontece no fluxo de caixa do seu negócio é essencial para manter o controle e a prosperidade da empresa.

De acordo com dados do IBGE, três em cada cinco empresas abertas no país fecham no primeiro ano de vida por conta da má gestão financeira, por isso, hoje, mais do que nunca, as finanças se tornaram assunto essencial e obrigatório para todo empresário.

E a boa notícia é que com um pouquinho de dedicação, organização e planejamento é possível conquistar bons hábitos financeiros e entender sobre a Gestão Financeira do seu negócio.

Se você contar com a ajuda do Sebrae Pr e do consultor financeiro empresarial do Sebrae atuante nas áreas de finanças, processos e planejamento estratégico, Edmilson Tanaka, esse processo pode ser ainda mais tranquilo.

Novidade Sebrae Paraná - Cursos EAD

Analisando esta realidade, a equipe do Sebrae Paraná desenvolveu um curso gratuito e on demand, que você pode assistir onde e quando quiser, com tudo que você precisa saber sobre finanças.

Ao longo de 14 aulas, com duração apenas de alguns minutos cada, o nosso foco é preparar você para ser um melhor empresário, bem como, um gestor atuante na área financeira da sua empresa, preparado para conviver, adaptar-se e superar as dificuldades ao que é imposto nesta área à qualquer negócio.

Preparar empresários para a Gestão Financeira, para o Sebrae, significa em primeiro plano, sensibilizar cada pessoa envolvida nos reflexos financeiros dos negócios, reflexos esses originados por simples decisões: lá no setor de compras, lá com a equipe de vendas, lá no processo produtivo do negócio, lá no controle dos estoques, enfim, lá onde ocorrem decisões das quais na operação pareçam ser as melhores decisões, mas, se associarmos ao financeiro, tornam-se decisões nem tão assertivas e até danosas para o sucesso financeiro, ou, para um melhor e maior sucesso.

Depois de realizar este curso você estará preparado então para saber associar todas as análises e decisões sobre COMO, QUANDO, QUANTO e DE QUE MANEIRA fazer, certamente faz uma grande diferença. Afinal, uma das primeiras lições que você vai aprender é a enxergar que estes temas devem ser tratados numa unicidade de ações, isso porque eles estão interligados e sofrem reflexos de qualquer atitude dentro da empresa.

Dá uma olhada o que você vai encontrar em cada uma das aulas do Tanaka, junto ainda com um material complementar e planilhas prontas para que você consiga colocar em prática imediatamente os ensinamentos do curso aí na sua empresa:

Curso EaD de Finanças 360º do Sebrae Paraná:

01 – CONTROLES FINANCEIROS

Quando inexistentes, os controles financeiros podem provocar uma série de problemas na vida de uma empresa. É preciso acompanhar todo o fluxo de ganhos e de gastos muito de perto para conseguir planejar o seu resultado.

Por isso, logo na primeira aula você será orientado sobre sobre a importância de administrar os seus recursos financeiros para que os seus fluxos sejam melhor aproveitados e, é claro, não ser pego por nenhuma surpresa durante essa jornada.

02 – GESTÃO DOS ESTOQUES

Se o seu estoque não é bem gerenciado as consequências podem ser extremamente prejudiciais para a vida da sua empresa e ainda levar a sua jornada empreendedora para um descontrole total.

Na segunda aula do curso Finanças 360º vamos te mostrar a importância de acompanhar de perto todos os fluxos do seu estoque para então conhecer as necessidades diárias dos processos da sua empresa e conseguir manter as suas produções cada vez mais saudáveis.

03 – FLUXO DE CAIXA

A má administração do fluxo de caixa é um dos principais motivos que leva empresários a terem problemas financeiros e, esses, quando não resolvidos podem levar até mesmo ao fechamento da empresa. Afinal, sem este acompanhamento se torna impossível saber como anda a saúde financeira de um negócio pois não sabe-se se existe dinheiro em caixa ou não.

Por isso, nesta aula o Tanaka vai conversar com você sobre a importância de conhecer de perto todas as movimentações do fluxo de caixa da sua empresa para que você entenda que essa é uma das etapas mais importantes do controle financeiro.

04 – REGIME DE CAIXA x REGIME DE COMPETÊNCIA

No dia a dia empreendedor, muitos empresários acabam confundindo os regimes de caixa e de competência e isso tem impacto direto nos resultados da sua empresa.

Então nesta aula de hoje você vai aprender sobre a diferença da análise sobre um regime de caixa e sobre um regime de competência e assim conhecer a sua análise de resultados.

05 – CUSTOS VARIÁVEIS

Em muitos negócios os custos variáveis não são tratados na sua real importância e isso provoca problemas muito sérios de resultados nos negócios, bem como, de elevação dos gastos e, consequentemente, da queda nos lucros.

Nesta aula vamos te ensinar a prestar a devida atenção aos custos variáveis da sua empresa. A ideia é que você passe a conhecer efetivamente o que são os custos variáveis, aprenda a tratá-los da forma mais adequada possível e ainda consiga transformar outros custos fixos em variáveis, o que você também vai perceber que é muito vantajoso para a saúde financeira da sua empresa.

06 – CUSTO FIXOS

Depois de conhecer melhor em nossa última aula os custos variáveis, chegou a hora de falar sobre os custos fixos, que são aqueles que independentemente das vendas da empresa naquele mês ou período, sempre terão o mesmo valor a ser pago.

Depois dos ensinamentos deste episódio você vai passar a conhecer melhor quais são os custos fixos da sua empresa e entender qual deles você poderia transformar em variáveis.

07 – LUCRO – APURAÇÃO DE RESULTADOS

O lucro, geralmente, é o assunto de maior interesse entre os empresários dentro do tema das finanças. Mas você sabe fazer a verificação de resultados de maneira efetiva?

Na aula 07, o Tanaka vai conversar com você sobre os resultados da sua empresa, e também vai querer saber: você conhece eles de perto?

Acredite se quiser, muitos empresários não conhecem de fato o seu lucro e um dos maiores problemas é que ao desconhecê-lo se torna impossível planejar um lucro futuro.

08 – PONTO DE EQUILÍBRIO

Você sabe quanto a sua empresa precisa faturar para cobrir tranquilamente todas as suas despesas? Esse é o chamado ponto de equilíbrio e não apenas atingi-lo mas saber quanto você precisa lucrar para atingi-lo é essencial para o sucesso do seu negócio

Nesta aula você será apresentado a uma metodologia simples, mas pouco conhecida, que demonstra o quanto a sua empresa precisa faturar para cobrir os seus custos, ou seja, você vai entender como alcançar o seu ponto de equilíbrio e melhor ainda, superá-lo.

09 – PREÇOS

Como calcular de forma correta o preço de seus produtos ou serviços é, geralmente, uma das maiores dúvidas dos empresários. Se este é o seu problema, esta aula é essencial para você. Neste episódio, o Tanaka vai te apresentar a melhor fórmula e metodologia para chegar ao preço certo o que sem dúvidas te deixará também mais seguro para atuar com diferentes negociações sabendo os seus limites de preços e ofertas.

10 – CICLO FINANCEIRO

Uma das maiores dificuldades dos empresários relacionada ao tema da Gestão Financeira é encontrar a fórmula para garantir conforto e fôlego financeiro ao negócio, o que está diretamente associado ao tema desta aula: o Ciclo Financeiro.

Portanto, neste vídeo o Tanaka vai conversar com você sobre o Ciclo Financeiro, que nada mais é, do que mensurar os índices de atividades da empresa. Você sabe como fazer isso? Então vem aprender!

11- INDICADORES DE DESEMPENHO

Ao não conhecer os indicadores de desempenho do seu negócio o empresário praticamente trabalha “no escuro” sem saber para onde os projetos da empresa estão caminhando e muito menos para onde devem caminhar.

Nesta aula você será alertado para a importância de conhecer os Indicadores de Desempenho do seu negócio para então conseguir avaliar a sua trajetória empresarial e os seus resultados, bem como, o que você pode fazer para melhorá-los sempre.

12 – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Muitos empresários não têm ideia da proporção e dos resultados do seu negócio, isso porque não conhecem profundamente a Gestão Financeira da empresa.

Nesta última aula você vai conhecer e aprender a utilizar a metodologia do Planejamento Orçamentário que vai ajudá-lo a traçar as suas metas e os seus resultados com maior precisão.

Depois deste conteúdo você passará a tomar as melhores decisões, aquelas que propiciem uma excelente ação operacional com ganhos cada vez melhores e maiores, fortalecendo sua empresa e preparando-a para crescimentos exponenciais, mesmo em épocas de crises e até de pandemias. Está esperando o que?

Clique aqui: https://comunidadesebrae.com.br/course/financas-360-tudo-o-que-voce-precisa-saber-or-ead-varejo e comece agora o curso gratuito e on demand Finanças 360 - Tudo o que você precisa saber.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Lucas Hahn
Lucas Hahn Seguir

Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você