[ editar artigo]

Custos na cadeia de suprimentos!

Custos na cadeia de suprimentos!

         A apuração de custos é imprescindível em qualquer tipo de empresa e prestar atenção nos processos de cada uma é muito importante, pois particularidades serão encontradas nos diferentes ramos de atividades.

         Muitas empresas precisam gerir e planejar toda uma cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos vai desde a compra da matéria-prima até a entrega ao consumidor final e isso pode envolver muitas áreas e até mesmo em alguns casos empresas terceirizadas. Na hora de tomar decisões os gestores precisam de informações confiáveis para o melhor direcionamento das ações pensando em todo o processo.

         Para esse planejamento os custos devem ser considerados em conjunto e não de forma isolada, pois um custo do início do processo pode prejudicar toda a cadeia. Além disso, conhecer bem os parceiros é fundamental porque um serviço mal prestado no transporte, por exemplo, pode comprometer toda a satisfação do cliente, pode ainda gerar custos adicionais que encarecem o preço do produto ou gerar perda de lucro se a empresa decidir arcar com esse prejuízo. Vejo modelo de cadeia de suprimentos:

Fonte: Adolfino Neto

Referências:

NETO, Adolfino. A gestão da cadeia de suprimentos SCM no Brasil. Adolfino Neto, 2016. Disponível em: <https://adolfinoneto.com/2016/09/05/a-gestao-da-cadeia-de-suprimentos-scm-no-brasil/> Acesso em: 29 de outubro de 2020.

 

Curta esse post e conte para nós o que achou nos comentários 💙

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente

 

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você