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Dez passos para organizar as finanças da sua empresa

Dez passos para organizar as finanças da sua empresa

Todos sabem que a área financeira é um pilar estrutural nas empresas. Isto significa que as demais áreas interagem diretamente com aspectos financeiros e dependem de seus números para dar andamento às estratégias de melhorias e crescimento.

Assim, é preciso que se tenha método, organização e disciplina para colocar o financeiro em posição de auxiliar os sócios nas tomadas de melhores decisões. Inicialmente parece não ser isso uma tarefa fácil, desse modo, com o tempo criam-se hábitos positivos que irão beneficiar a todos.

Abaixo listamos 10 (dez) passos que podem ser implantados nos departamentos financeiros com êxito e no curto prazo:

1- Tenha uma pessoa de confiança e discreta para cuidar do Financeiro:

Elementos essenciais de virtudes, pois ela será a responsável por lidar com a folha de pagamento, retiradas dos sócios e investimentos da empresa.

 

2- Não misture as contas pessoais dos sócios com as da empresa:

As contas pessoais devem ser pagas com o dinheiro do pró-labore ou as retiradas dos sócios. É importante jamais misturar as contas, pois serão perdidas informações importantes do desempenho operacional econômico e financeiro da empresa.

 

3- Saiba com precisão as datas de pagamentos das principais despesas:

Estas são a folha de pagamento, impostos e aluguel, na maioria dos casos. Há empresas que tem financiamentos e outras despesas importantes, mas em suma são as citadas acima.

 

4- Tenha um Financeiro eficiente na cobrança de receitas:

Jamais desdenhe uma cobrança, por menor que seja. Os reembolsos devem ser fechados dentro do próprio mês em que ocorrerem para que no extrato bancário sejam identificados e conciliados rapidamente. Evite ao máximo fazer as cobranças de reembolsos em outros meses.

 

5- Faça reuniões semanais com os sócios e o Financeiro:

A disciplina é importante para identificar as oportunidades de melhorias nas contas de despesas e receitas e aplicar o senso de monitoramento efetivo da hierarquia da empresa. Muitas vezes pode-se classificar equivocadamente as contas e isto pode gerar uma distorção na visão geral do financeiro e até induzir a decisões erradas.

 

6- Aprenda a ler os relatórios de fluxo de caixa e DRE (demonstrativo de resultado do exercício) Gerencial:

Este é um conhecimento importante que todos os sócios precisam aprender. Basta ter o saldo inicial, as receitas, as despesas e o saldo final distribuídos em períodos de dias ou semanas para que se possa identificar e projetar com precisão as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Este é o fluxo de caixa. Já o DRE serve para demonstrar o desempenho em termos de lucro ou prejuízo. E servirá também para as provisões de fundos de reserva para emergências ou manutenções e bônus de produtividade.

 

7- Aprenda a identificar nas contas oportunidades de aumento das receitas:

Muitas vezes a classificação correta e disciplinada do plano de contas opera “milagres”. Sabendo quais receitas são maiores e menores consegue-se melhorá-las com algumas ações direcionadas.

 

8- Aprenda a identificar nas contas oportunidades de redução de custos ou otimização de alguma atividade:

Este item tem relação com o quinto passo. Muitas vezes, uma olhar atento em algumas contas e a comparação com meses anteriores pode auxiliar muito em decisões de redução de despesas.

Por exemplo: pode-se ter uma internet melhor e mais barata? Pode-se reduzir no plano de celular para os sócios e alguns funcionários externos? Consegue-se colocar filtros de água corrente ao invés de gastar com galões de água? Os planos de toner e impressora podem ser otimizados? Observe também, de acordo com o seu fluxo, outros pontos a serem melhorados.

 

9- Coloque o Resultado / Lucro como indicador principal:

Muitas vezes olha-se apenas as receitas ou as despesas de forma isolada. Isto pode gerar uma distorção da realidade. Sempre olhe para as receitas e desconte as despesas. Desta forma se terá a real dimensão da eficiência financeira empresarial.

 

10- Aprenda a fazer os fundos de reserva:

Este é um dos elementos mais importantes para uma gestão sustentável e de longo prazo. Caso possa, faça os fundos de reserva para investimentos futuros, marketing e bônus de produtividade dos funcionários.

 

É importante notar que com três elementos de gestão se consegue realizar todos estes dez passos com bom êxito: organização, disciplina e acompanhamento. Este último é de suma importância para criar o hábito de monitorar o que está sendo feito. Isto imprime segurança aos processos e facilita as rotinas financeiras como um todo.

Seguindo com estes dez 10 passos, conseguirá vislumbrar melhores resultados e colocarão a empresa em posição de destaque em um curto espaço de tempo. Experimente e confira!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
VALERIO VIVEKANANDA DE FREITAS ZILBER
VALERIO VIVEKANANDA DE FREITAS ZILBER Seguir

Graduado em Economia pela UFPR, CORECON PR Nº 8312, MBA em Finanças, certificados de profissional de investimentos pela Anbima e Ancord, Consultoria Empresarial pelo PFCE LKW. Credenciado pelo SEBRAE PR e mais de 12 anos de experiência em empresas.

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