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Dicas de Marketing para seu Ecommerce Ganhar Dinheiro

Dicas de Marketing para seu Ecommerce Ganhar Dinheiro

Qual é a melhor estratégia de marketing de ecommerce? Qual eu deveria usar para a minha loja de ecommerce? Qual vai funcionar para mim?

Escrever um post afirmando que sei que a resposta definitiva seria errada.

Afinal, não existe o "melhor". A carne de uma pessoa é o veneno de outra. A melhor estratégia de marketing de uma pessoa é o desastre épico de outra pessoa.

Se uma estratégia de marketing de ecommerce funciona para você depende do seu contexto. Depende da sua indústria, o que você vende, a que seus potenciais clientes estão acostumados e, em alguns casos, quais regulamentações o impedem de comercializar de uma determinada maneira.

Mas, apesar da "incerteza", nem tudo está perdido.

Embora seja verdade que você terá que experimentar para encontrar a estratégia de marketing correta, existem certas estratégias que são "atemporais".

São estratégias que comprovadamente funcionaram para muitas empresas de ecommerce no passado e que continuarão a funcionar previsivelmente no futuro.

Estas são algumas estratégias de marketing de eCommerce que eu estarei passando neste post.

Pronto?

Vamos seguir em frente.

1. Marketing de Conteúdo

Não importa se você está rindo de um GIF que você encontrou no Twitter, ou seriamente contemplando sobre sua vida depois de um artigo de desenvolvimento pessoal, a Internet é conteúdo.

Isso significa que para comercializar na Internet, você vai precisar de conteúdo.

Mas, o que exatamente é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é o processo de criação de material online (ex: posts em blogs, vídeos, infográficos, GIFs, imagens, etc.) que atrai o seu público-alvo. Não é usado para vender diretamente, mas como uma forma de educar potenciais clientes sobre seu(s) produto(s), desenvolver liderança de pensamento e aumentar a conscientização sobre sua marca.

No entanto, marketing de conteúdo não significa apenas escrever posts aprofundados em blogs. Como mencionado anteriormente, o marketing de conteúdo é qualquer material online destinado à educação.

Isso significa que os vídeos também fazem parte da mistura.

Como aplicá-lo em seu negócio

Uma das maiores razões porque o marketing de conteúdo funciona tão bem como uma estratégia de marketing de ecommerce é porque o Google adora conteúdo. Na verdade, o conteúdo é um dos três maiores fatores do ranking.

Isso significa que a produção de conteúdo permite que você se classifique no Google, que por sua vez pode lhe enviar tráfego no piloto automático.

E isso se aplica de forma semelhante também aos vídeos.

Lembre-se: o YouTube é um mecanismo de busca, e o YouTube também é um produto do Google. Isso significa que os vídeos no YouTube também têm chance de serem classificados no Google para termos de busca relevantes.

2. Marketing de Referência

Uma das mais poderosas (ainda subestimadas) estratégias de marketing de eCommerce é o marketing de referência (também conhecido como boca a boca).

A razão é simples - somos todos criaturas sociais, e adoramos compartilhar nossas experiências com nossa família e amigos. Isso também nos beneficia - ajudamos uns aos outros a evitar experiências ruins, e incentivamos uns aos outros a apoiar lugares que proporcionam uma excelente experiência.

Isso também significa, quer você goste ou não, que as pessoas vão compartilhar sobre você com seus amigos. Você não prefere que compartilhar seja algo positivo sobre a sua marca e produto dentro de um determinado nicho de mercado?

Isso é marketing de referência.

Marketing de referência é quando você deliberadamente influencia o processo de boca a boca, seja incentivando mais compartilhamento, seja posicionando o compartilhamento para ser positivo.

Se você está vendendo algo que as pessoas precisam com frequência, dê um cupom de desconto. Se você estiver vendendo um produto que a maioria das pessoas só compra uma vez, dê um incentivo em dinheiro (afinal, seus clientes não têm necessidade de um tipo de negócio "Ganhe 20% de desconto na sua próxima compra").

Depois de decidir com sucesso por um incentivo, a próxima coisa que você deve fazer é acertar a sua promoção.

Se você não promover o seu programa de indicação, ninguém vai saber disso. E se ninguém souber, ninguém vai aderir... e o seu programa vai falhar.

Promova seu programa de indicação o máximo que você puder. Trate-o como um lançamento de produto. Compartilhe-o em suas mídias sociais e envie para sua lista de e-mails. Convide todos os seus clientes anteriores para participar de seu programa de indicação.

3. Email Marketing

Quem ainda lê e-mails?

Todos.

Apesar da popularidade das mídias sociais e aplicativos de chat, o e-mail ainda continua sendo o canal de comunicação número 1 para muitos. 91% dos consumidores verificam seus e-mails diariamente.

Isso significa que o e-mail pode ser o seu canal mais rentável. As estatísticas também sugerem isso.

O e-mail marketing descobriu que tem um ROI de 3800%. O valor médio dos pedidos de e-mail marketing é 3X superior ao das mídias sociais.

De acordo com a pesquisa, as pessoas gastam 138% mais quando comercializadas via e-mail (em comparação com as que não o fazem).

Então, o que exatamente é email marketing?

Em sua essência, e-mail marketing é simplesmente o envio de e-mails promocionais para pessoas que lhe deram permissão.

Você pode enviar todo tipo de e-mail para seus prospects e clientes.

Como aplicá-lo em seu negócio

Há duas partes principais para o e-mail marketing:

    Construindo sua lista de e-mails
    Enviando os e-mails certos

Claro que, antes mesmo de começar a enviar seus e-mails, você terá que construir sua lista de e-mails. Sem uma lista, você não terá ninguém para quem enviar e-mails.

Como você constrói a sua lista?

Para começar, você deve ter uma oferta atraente. Você precisa ajudar seus potenciais clientes a responder: "o que eu ganho com isso?".

Todos odeiam spam. Para conseguir que eles se inscrevam, você deve seduzi-los fornecendo algo valioso.

A oferta específica depende da sua loja, mas há várias coisas que você pode experimentar para ver se elas funcionam.

A primeira coisa que você pode tentar é oferecer um desconto para incentivá-los a se inscrever na sua lista. O segundo tipo de oferta que você pode testar é uma captura de contatos em troca de algum material gratuito (livro eletrônico, guia,etc), oferecendo algum valor específico.

Considerações Finais

Não existe uma "melhor estratégia" universal.

No entanto, existem estratégias atemporais que já foram comprovadas por muitas lojas de ecommerce antes de você.

Percorra a lista de estratégias que eu sugeri, decida uma, e teste-a.

Se funcionar, duplique. Se não tentar outra.

Você acabará descobrindo as melhores estratégias de marketing de ecommerce que funcionarão para sua loja. Para mais detalhes, confira nosso serviço de criação de lojas virtuais.

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