O benchmarking é um processo de análise estratégica de boas práticas de outras empresas, que podem ser do mesmo segmento que o seu, segmentos próximos ou totalmente diferentes.
É um processo importante porque ajuda empresários e gestores a:
- Conhecer novas práticas
- Desenvolver criatividade
- Aprender novos processos
- Implantar novas práticas na empresa
- Aprender com os erros dos outros
- Desenvolver networking
Mas para que isso ocorra é importante entender que esse processo leva a comparação e que para ela ser saudável é importante entender alguns fatores, como:
- Qual é o momento do seu negócio em relação ao outro (começando, em crescimento, estagnado)?
- Qual é o seu modelo de negócios e como ele se diferencia do outro?
- Quais são as diferenças em termos de estratégia?
E sempre é muito importante lembrar, benchmarking não é um processo de cópia, que todas as boas práticas, ferramentas e metodologias precisam ser adaptadas ao contexto e cultura organizacional de cada empresa.
Considerando isso, aproveite muito os momentos de benchmarking, eles são oportunidades de trocas e de crescimento como empresários e gestores, as relações humanas são ferramentas poderosas de inovação.
Dúvidas? Deixe seu comentário!
Administradora, MBA Executivo Internacional (FVG/UCI-CA) e Mestre em Administração. Empresária, consultora, treinadora e mentora na 3W Inteligência Empresarial.