[ editar artigo]

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Em 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. É o dia de quem faz acontecer, sabe por quê? São esses empreendimentos que formam a base da economia brasileira, representando 98% do universo empresarial do país e respondendo por 27% de tudo o que é produzido.

E mais, são esses segmentos os grandes responsáveis por 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial. 

Isso quer dizer que os pequenos negócios fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. A padaria da esquina, o mercadinho, a borracharia, a lanchonete, a loja de calçados e uma infinidade de outros produtos e serviços estão ao seu alcance e compõem a história do seu dia a dia.

Valorizar o comércio local significa promover o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para a empresa inovar, melhorar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e aperfeiçoar o atendimento.

No dia de hoje, debates e webinar vão abordar temas estratégicos para as MPE, como inovação, crédito e reforma tributária.

A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, com apoio do Sebrae, realiza hoje, segunda-feira (5), às 10h, um evento online em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

O encontro vai contar com as participações do Senador Jorginho Mello, presidente da Frente; do presidente do Sebrae, Carlos Melles; e do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa.

Entre outros temas, eles irão tratar de questões como o Pronampe, o impacto da reforma tributária nos pequenos negócios e a importância da micro e pequena empresa para a retomada da economia do país, frente à crise provocada pela pandemia do coronavírus.

À tarde, o Sebrae promove, também como parte dessa celebração, o Webinar sobre “Horizonte pós-pandemia para os pequenos negócios”. A programação do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa termina com dois eventos, que marcam também o Mês da Inovação: debates sobre “Marco Legal da Inovação” e “Desvendando Ecossistemas de Inovação”.

 

Evento da Frente Parlamentar e Sebrae – 10h 
Clique aqui

Webinar sobre “Horizonte pós-pandemia para os pequenos negócios” – 17h 
Clique aqui

Debate “Marco Legal da Inovação” - 17h
Clique aqui

Debate “Desvendando Ecossistemas de Inovação” - 18h
Clique aqui

 

         Feliz dia na Micro e Pequena Empresa!

Parabéns Palmas Ivete Sangalo Arrasou GIF - Congratulations Clapping IveteSangalo GIFs

Curta o post e conta para a gente o que achou nos comentários 💙

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você